Noite Europeia dos Investigadores em Braga

Festa da ciência em Braga é no Altice Forum Braga, a 29 de setembro. Há 77 atividades para todos os públicos, das 16h00 às 24h00. Mais de 400 investigadores, docentes, alunos e técnicos vão mostrar e explicar ciência.

Noite Europeia dos Investigadores em Braga
Noite Europeia dos Investigadores em Braga. Foto: DR

No Altice Forum Braga comemora-se a ciência na Noite Europeia dos Investigadores, a 29 de setembro, sexta-feira, das 16h00 às 24h00, com 77 atividades gratuitas dirigidas, sobretudo aos mais jovens. A abertura oficial é às 17h00, com a presença da vereadora do Município de Braga, Olga Pereira, e do presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho, José González-Méijome, entre outras personalidades.

A iniciativa da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) junta mais de 400 investigadores, docentes, alunos e técnicos, num evento que tem como tema “Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade”.

Durante oito horas, os visitantes poderão ver inovações recentes da Universidade do Minho em vários expositores, como: baterias feitas com materiais biodegradáveis; nanopartículas de ouro que detetam doenças e poluentes ou novas espécies costeiras.

Uma “festa da ciência” que também inclui experiências interativas, um quizz sobre flores nativas, várias demonstrações e workshops, cruzando as áreas de Biologia, Geologia, Física, Matemática, Optometria, Química, Saúde, Biotecnologia, Têxteis e Psicologia.

A Noite Europeia dos Investigadores também mostra a ciência dos mais jovens com 24 projetos de escolas básicas e secundárias de Amarante, Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e Vila Verde, integradas na Rede de Clubes Ciência Viva e parceiras da ECUM.

Os alunos vão apresentar projetos que criaram no ano letivo, como “Mapear o Universo”, “F1 nas Escolas”, “Robôs em ação”, “Maquete Ascensor Bom Jesus” ou “O problema do lixo espacial”. O programa prevê igualmente bancas de outras entidades, como o INL, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Laboratório da Paisagem e os Centros Ciência Viva de Braga e Guimarães.

Para Hernâni Gerós, vice-presidente da ECUM, trata-se de uma oportunidade em que “as pessoas vão interagir diretamente com quem investiga e esclarecer dúvidas sobre questões como alterações climáticas e inteligência artificial”. E acrescentou: “Na prática, estamos a democratizar o conhecimento, a valorizar a ciência no dia-a-dia de cada um e a inspirar jovens a seguir estas áreas, ajudando-nos assim a dar respostas para um mundo mais sustentável e inclusivo”.

“Festa da ciência” em 26 países

A Noite Europeia dos Investigadores vai ser celebrada em 26 países, incluindo Portugal, com atividades em Braga, Coimbra, Lisboa ou Évora. A iniciativa nasceu em 2005 pela Comissão Europeia. A ECUM participa há 12 anos e está integrada no consórcio SCIEVER, que é financiado pelas Ações Marie Curie do Programa Horizonte Europa e junta ainda as universidades de Lisboa (coordenador), Coimbra, Évora e Nova de Lisboa, o INL, o ISCTE, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o Município de Lisboa.

A ECUM esclareceu que tem estado desde julho a promover atividades preparatórias da NEI, apelando para o tema. Por exemplo, meia centena de cidadãos detetou numa manhã 160 espécies de fauna e flora no rio Este; um dia aberto virtual sobre ciência juntou educadores e alunos do 1º ciclo ao 12º ano de todo o país; e crianças dos 4 aos 6 anos exploraram a “vida secreta” dos microrganismos em Braga. Nos últimos cinco anos, a ECUM promoveu 184 atividades no âmbito da NEI, com cerca de 5000 participantes.