NORTE 2030 disponibiliza 15 milhões de euros para apoiar Cursos TesSP

Está aberta, até 2 de maio de 2023, possibilidade das instituições de ensino superior público do Norte do país apresentarem candidaturas, no âmbito do Programa Norte 2030, para apoio financeiro a cursos TesSP.

NORTE 2030 disponibiliza 15 milhões de euros para apoiar Cursos TesSP
NORTE 2030 disponibiliza 15 milhões de euros para apoiar Cursos TesSP. Foto: Rosa Pinto

Programa regional do NORTE 2030 lança o primeiro aviso para candidaturas a apoios financeiros às entidades de ensino superior do Norte, na realização de Cursos TesSP (Técnicos Superiores Profissionais). Um concurso com a uma dotação de 15 Milhões de Euros.

As candidaturas podem ser apresentadas por instituições do ensino superior público do norte que estejam legalmente habilitadas para a oferta dos cursos TeSP, como seja, as instituições do Ensino Superior Politécnico e as unidades orgânicas do ensino superior politécnico integradas em instituições públicas de ensino superior universitário.

As candidaturas devem ser apresentadas até 2 de maio de 2023, para apoio de financiamento dos Cursos TeSP com início nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. É exigido que os cursos estejam alinhados com a estratégia regional de especialização inteligente. Nomeadamente: as recomendações específicas para Portugal decorrentes do Semestre Europeu (2019) como a melhoria do nível de competências da população, em especial a sua literacia digital, tornando a educação dos adultos mais adequada às necessidades do mercado de trabalho, e ao acréscimo do número de diplomados do ensino superior, em especial nos domínios das ciências e das tecnologias da informação, e ainda as recomendações respeitantes à melhoria das condições da transição para uma economia circular e à redução da dependência global dos combustíveis fósseis, através da formação, requalificação e reorientação de profissionais para estas áreas.

De lembrar que os Cursos TeSP têm como finalidade alargar a procura do ensino superior através da diversificação e da especialização da oferta formativa; possibilitar formação complementar e/ou regresso de ativos à formação num contexto de ensino superior; oferecer formação especializada com reconhecimento profissional, que garanta créditos para prosseguir estudos, embora sem atribuição de grau académico; e responder às necessidades gerais do mercado de trabalho.