Norte: Apoio de prejuízos pelas últimas cheias e incêndios

Empresas, no norte do país, afetadas pelas cheias de inverno e pelos incêndios de 2022 podem candidatar-se a apoio financeiro através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, até 2 de maio.

Norte: Apoio de prejuízos pelas últimas cheias e incêndios
Norte: Apoio de prejuízos pelas últimas cheias e incêndios

As empresas afetadas pelas cheias e inundações de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 nos 85 concelhos do norte podem candidatar-se até 2 de maio de 2023, ao Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade.

Em particular nos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Murça, Mesão Frio e Vila Real podem candidatar-se devido aos prejuízos sofridos pelos incêndios florestais de 2022.

O Sistema de Apoio estabelece o enquadramento normativo para apoiar o restabelecimento das capacidades produtivas e da competitividade das empresas afetadas, total ou parcialmente, por situações adversas, nomeadamente incêndios, inundações, deslizamento de terras, tornados, terramotos, furacões, entre outros.

O apoio tem como objetivo a recuperação dos ativos empresariais danificados, total ou parcialmente, para as situações de prejuízos reportados até 200 mil euros, causados por situações adversas.

A aplicação e coordenação dos apoios considerados no aviso de candidaturas é da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE).