Nova App VERDES PT informa sobre resíduos sólidos domésticos

App desenvolvida na Universidade de Coimbra quantifica e qualifica os resíduos sólidos domésticos produzidos em Portugal. A VERDES PT é gratuita e pode ser descarregada a partir da App Store, para os sistemas Android e iOS.

Nova App VERDES PT informa sobre resíduos sólidos domésticos
Nova App VERDES PT informa sobre resíduos sólidos domésticos. Foto: DR

O investigador Márcio Magera Conceição, do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu, no âmbito do pós-doutoramento, orientado pela investigadora Maria de Fátima Alves, uma app que permite conhecer a quantidade e qualidade de resíduos sólidos domésticos gerados por dia, mês e ano em cada uma das cidades do país.

A aplicação VERDES PT 2018 pode ser descarregada gratuitamente a partir da App Store, em versões para os sistemas Android e iOS. Uma app que vai promover “uma maior consciência ambiental. Cada utilizador verá os milhões de euros que estão a ser colocados nos aterros sanitários e quantos empregos poderiam ser gerados com a reciclagem destas matérias-primas que ainda são chamadas popularmente de lixo”, esclareceu o investigador.

Márcio Magera Conceição acrescentou ainda que a aplicação indica também “os milhões de euros que são gerados com o processo de reciclagem já adotada em Portugal e todos os ganhos em matérias-primas, energia e ganhos ambientais por reutilizar os resíduos sólidos urbanos.”

A app VERDES PT usa dados extraídos de plataformas oficiais do Governo e que o investigador confirmou durante o estudo, pelo que há a garantia de que os dados fornecidos pela aplicação oferecem fiabilidade. A app permite “quantificar e qualificar o volume de resíduos sólidos urbanos produzidos nos municípios de Portugal, tipificando os resíduos domésticos e indicando os verdadeiros valores que estão a ser recuperados e também os valores perdidos pela não reciclagem.”

Para o investigador o recurso à aplicação vai permitir que “governos, empresas, instituições e universidades poderão realizar políticas públicas e planos de negócio com uma menor incidência de erros e com um menor investimento no processo da implantação de centrais de reciclagem pelo país”, e concluiu: “A apresentação dos volumes e valores poderá criar uma consciência ambiental nos principais produtores de lixo do planeta.”