Nova Ponte Pedonal junto ao Museu Nacional dos Coches, em Belém, já está aberta

Ponte Pedonal junto ao Museu Nacional dos Coches que liga a Rua da Junqueira à zona ribeirinha entrou em funcionamento. A antiga travessia está a ser demolida. A nova ponte está dotada de meios que facilitam a acessibilidade.

Nova Ponte Pedonal junto ao Museu Nacional dos Coches, em Belém, já está aberta
Nova Ponte Pedonal junto ao Museu Nacional dos Coches, em Belém, já está aberta. Foto: © Rosa Pinto

A nova ponte pedonal, em Belém, que liga a Rua da Junqueira, Praça Afonso de Albuquerque e Avenida da India junto ao novo Museu Nacional dos Coches e a zona ribeirinha, Avenida Brasília e Estação Fluvial de Belém, abriu hoje à circulação.

A ponte pedonal é dotada de rampas nos dois acessos (terra e rio), bem como de acesso a ambas as plataformas da linha de caminho-de-ferro Cais do Sodré-Cascais da estação de Belém.

A estrutura é acessível a pessoas com mobilidade condicionada, permitindo a circulação de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e transporte de bicicletas sem recurso a calhas de escada.

A antiga passagem superior, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, é desmantelada a partir da noite do dia 2 de setembro numa operação que deve prolongar-se por duas noites consecutivas e deve levar ao condicionamento de trânsito no local.

Após a remoção da antiga travessia, por questão de natureza técnica, vai ser concluída a empreitada da nova ponte, que compreende, além das rampas, a uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas, nas escadas de acesso à estação de comboios no sentido Cais do Sodré-Cascais.

A nova travessia possui também um elevador, que já se encontra instalado, mas este só pode entrar em funcionamento após a retirada da antiga ponte. Pois só após o desmantelamento da velha travessia pode começar a ser construída a rede subterrânea de infraestruturas necessárias à ativação do elevador.

A nova ponte pedonal que faz parte do projeto de enquadramento do edifício do novo Museu dos Coches permite a acessibilidade dos cidadãos, facilita a circulação entre os múltiplos espaços de cultura e lazer que se encontram no local e assim valoriza toda a zona de Belém.