Nova pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais” na Figueira da Foz

Escola Superior Artística do Porto abre curso de Pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais” para o ano letivo 2019-2020. A pós-graduação decorre no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. As inscrições estão abertas.

Nova pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais” na Figueira da Foz
Nova pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais” na Figueira da Foz. Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Foto: DR

A Escola Superior Artística do Porto (ESAP) disponibiliza, pela primeira vez, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, e durante um ano letivo, uma Pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais”. O curso pós-graduada é resultado de uma parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Centro Portugal Film Comission.

A formação procura uma aproximação crítica e criativa ao cinema, e a cidade da Figueira da Foz é um local adequado dado foi palco do maior festival internacional de cinema em Portugal, que teve início dos anos 70, e que se prolongou até 2002. Foi neste festival que o cineasta figueirense João Mário Grilo exibiu, entre outros, o seu primeiro filme “Maria”, de 1979.

Foi também da Figueira da Foz que o já desaparecido, João César Monteiro, exibiu vários dos seus filmes, nomeadamente “Silvestre”, que em 1981 receberia na sua cidade o Prémio CIDALC, enquanto que no Festival de Veneza se assistia ao filme também por essa altura.

A cidade da Figueira da Foz tem sido “plateau” de diversos filmes e tem mantido uma produção pontual de cinema. Novos projetos de eventos e abordagens cinematográficos estão a surgir, nomeadamente um novo festival e agora esta primeira formação de ensino superior na área.

A pós-produção em “Cinema e Audiovisuais” está aberta a licenciados, mas também a detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESAP, atestando capacidade para frequentar a Pós-Graduação.

Com as unidades curriculares, que constituem o plano de estudos, os promotores pretendem aprofundar e intensificar o conhecimento no espaço do cinema e dos audiovisuais, bem como a sua relação com outros territórios de reflexão crítica e artística.

Um objetivo assente numa estrutura curricular que reflete uma abordagem prática à produção cinematográfica, nomeadamente:

Fotografia e cinematografia;
Práticas e modelos do argumento;
Realização de documentários de criação;
Laboratório de imagem e som;
Montagem e pós-produção;
Realização cinematográfica.

A abordagem teórica é complementada com:

História e teoria do cinema e do audiovisual
Semiótica do cinema e do audiovisual;
Seminários, que vão permitir o encontro com alguns dos nomes marcantes do cinema e do audiovisual da atualidade.

A Pós-graduação em “Cinema e Audiovisuais”, que tem inscrições abertas, confere 60 créditos ECTS, permitindo que os alunos possam prosseguir para o grau académico seguinte, nomeadamente para o curso de Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, igualmente da ESAP. Está também prevista a atribuição de bolsas de estudo.