Nova Pós-Graduação em Gestão e Direção em Saúde na UC

Universidade de Coimbra lança nova Pós-Graduação em Gestão e Direção em Saúde, a ter início no ano letivo 2018/2019. O curso é dirigido a profissionais na área da saúde e das ciências económicas e empresariais.

Nova Pós-Graduação em Gestão e Direção em Saúde na UC
Nova Pós-Graduação em Gestão e Direção em Saúde na UC. Foto: DR

A Universidade de Coimbra (UC) cria curso de especialização em Gestão e Direção em Saúde (GEDIS) que junta as Faculdades de Economia (FEUC), Farmácia (FFUC) e Medicina (FMUC). O curso destinado a licenciados em Ciências Farmacêuticas, Direito, Economia, Gestão, Medicina ou Medicina Dentária, tem inscrições abertas de 24 de agosto a 4 de outubro.

O curso em Gestão e Direção em Saúde, que terá a sua primeira edição em 2018/2019, e a duração de 9 meses, indo de 9 de novembro de 2018 a 26 de julho de 2019, é reconhecido pela Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos como competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Inicialmente, são oferecidos dois módulos propedêuticos que permitem aos candidatos das áreas das Ciências da Saúde formação na área das Ciências Económicas e Empresariais e vice-versa.

Numa segunda fase, os formandos partilham as unidades curriculares, otimizando-se assim a formação em equipa. A lecionação de cada unidade curricular compreende a participação integrada de elementos das três Faculdades, podendo ainda incluir a colaboração de personalidades de prestígio com ligações à Academia e ao setor da saúde.

Os seminários intercalares são considerados estruturantes na aquisição e na consolidação das competências em Gestão e Direção em Saúde.

A coordenação científica do curso é, entre outros, de Duarte Nuno Vieira, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, de Francisco José de Baptista Veiga, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e de Maria Teresa Reis Pedroso de Lima Oliveira Professora Catedrática e Diretora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.