NOVA SBE no top 20 do ranking mundial Financial Times

Mestrado de Gestão Internacional na NOVA School of Business & Economics coloca a Escola portuguesa no Top 20 do ranking mundial Financial Times das melhores escolas de gestão do mundo.

NOVA SBE no top 20 do ranking mundial Financial Times
NOVA SBE no top 20 do ranking mundial Financial Times. Foto: © Cláudio Nunes

O Financial Times coloca a NOVA School of Business & Economics (NOVA SBE) no ranking de melhores escolas de gestão do mundo. Em 2020, a NOVA SBE sobe para a 16ª posição, e é a única instituição de ensino superior portuguesa a figurar no Top 40 deste conceituado ranking internacional.

A NOVA SBE sobe 6 posições no ranking, em relação a 2019. O ranking é o resultado da avaliação das escolas com mestrado de gestão em todo o mundo, que levou à classificação de 90 escolas e à lista dos melhores mestrados de Gestão a nível global.

A avaliação de mestrados de gestão pelo Financial Times incidiu “sob 17 indicadores que qualificam as escolas em três principais categorias: Progresso de Carreira dos Alumni, Diversidade da Escola e Experiência Internacional, às quais se agrega a categoria Apontamentos Adicionais, igualmente considerados para aferir elementos diversos que complementam a qualidade da escola e do mestrado”.

O mestrado de Gestão Internacional da NOVA SBE é destacado em 97% pela Empregabilidade a 3 meses, em 88% pelos objetivos a alcançar por parte dos alumni, em 60% pela percentagem de mulheres estudantes e 62% no board. Também é destacado pela percentagem de alunos, em 86%, e board internacional em 92% e como escola com 100% de doutorados.

“A nossa prioridade enquanto escola é, e sempre será, a formação completa e capacitação dos nossos alunos a adaptarem-se continuamente a um mercado global com desafios muitas vezes disruptivos e singulares. Assim, acreditamos que o resultado nos rankings é reflexo de que estamos no caminho certo, fruto da nossa ambição e missão da Escola Para o Futuro”, referiu Daniel Traça, Dean da NOVA SBE, citado em comunicado da Escola.

Para Rita Cunha, Associate Dean e Pre-Experience Studies da Nova SBE, “o trabalho de melhoria contínua do programa, da sua estrutura académica inovadora e da qualidade dos professores”.

A professora indicou: “O nosso lema é o desenvolvimento dos líderes do futuro. Os nossos valores são claros e enfatizam o rigor, a internacionalização e o vanguardismo do ensino, bem como o impacto na sociedade e no mundo. Os nossos alunos vêem neste ranking a confirmação externa da experiência que vivem no mestrado em Gestão”.

A alumna do Mestrado em Gestão, Madalena Amaral Santos, referiu, citada em comunicado da Escola, que “é com muito orgulho que vejo a Nova SBE e o Mestrado em Gestão serem reconhecidos como um dos programas de negócios líderes em todo o mundo. Fazer o meu mestrado na Nova SBE teve um impacto extremamente positivo na minha vida profissional. Tenho certeza de que continuará a impactar muitos outros de forma semelhante”.

O Mestrado em Gestão Internacional da Aliança CEMS em que a Nova SBE colabora e que envolve uma aliança global de 32 business schools de topo, 70 empresas multinacionais e organizações não-governamentais, mantém-se no Top 20 do ranking da Financial Times, na 13ª posição.