Nova sede da EDP é um desafio à metalúrgica OTIIMA

Projeto vanguardista de Alejandro Aravena e Carrilho da Graça, a nova sede da EDP apresenta-se como desafio à metalúrgica OTIIMA. A fachada com recurso a sombreamento em fibra de vidro favorece uma excelente eficiência térmica e abre portas a políticas de zero carbono.

Nova sede da EDP é um desafio à metalúrgica OTIIMA
Nova sede da EDP é um desafio à metalúrgica OTIIMA. Imagem: DR

A nova sede da EDP, da autoria de Alejandro Aravena, o galardoado arquitecto Pritzker, em colaboração com o arquiteto Carrilho da Graça, nasce com o propósito de ser um projeto ímpar na área metropolitana de Lisboa. Com um sistema de fachada VEC (vidro estruturalmente colado), adaptada com perfis e elementos exteriores de sombreamento em fibra de vidro, o que é uma solução inovadora em Portugal.

Pedro Vila Pouca, Operational Manager da empresa Otiima, descreveu que “o edifício será composto por grandes panos envidraçados altamente eficientes equipados com perfis de fibra de vidro que confere ao sistema uma excelente eficiência térmica. Toda a fachada foi rigorosamente dimensionada respeitando os mais altos padrões de segurança devido às elevadas cargas de vento às quais o edifício está sujeito. Assumiu-se um grande papel de coordenação entre a engenharia e a arquitetura, de forma que as palas de sombreamento em fibra pudessem ser executadas com cerca de 4 metros de altura em peças únicas”.

Para responder com a sustentabilidade às exigências de um dos projetos inovadores da arquitetura e engenharia nacional, a metalúrgica Otiima estabeleceu uma estratégia de otimização de transportes e investiu em materiais alternativos. No projeto a empresa vai utilizar a fibra, material ecológico, o que vem mostrar a capacidade da empresa para a criação de valor com sistemas inovadores, e assim, abre portas ao futuro com políticas de zero carbono.

A obra do novo edifício também é uma aposta no aproveitamento de materiais resultantes da demolição dos edifícios existentes no local da empreitada e irá distinguir-se pela utilização de materiais sustentáveis da empresa Otiima.

Como explicou, Pedro Vila Pouca, “a Otiima é pioneira, a nível mundial, em projetos com este nível de complexidade por ser uma empresa com uma vasta experiência no que toca a uma estreita relação com arquitetos de elevado renome e ao acompanhamento que dá em projetos altamente exigentes do ponto de vista técnico e operacional, posicionando-se na serralharia de alta-costura”.

Trata-se de um projeto que conjuga uma linguagem estética, com a elegância e simplicidade visual de uma fachada em vidro incorporada, através de um sistema de montagem limpo e mais rápido que confere mais flexibilidade na construção. A obra conta com 3700 metros quadrados de fachada que está atualmente em fase de execução.