Nova vacina contra a COVID-19 foi aprovada pela OMS

Organização Mundial da Saúde inscreveu na lista de uso de emergência de vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2 a nova vacina Covovax. A vacina produzida pelo Serum Institute of India, sob licença da Novavax, aguarda avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos.

Nova vacina contra a COVID-19 foi aprovada pela OMS
Nova vacina contra a COVID-19 foi aprovada pela OMS. Foto: DR

A vacina Covovax, contra a COVID-19, produzida pelo Serum Institute of India, sob licença da Novavax, já faz parte das vacinas validadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o vírus SARS-CoV-2, e já faz parte, também, do portfólio das vacinas da COVAX. Com esta aprovação, a OMS pretende dar um impulso aos esforços em curso para vacinar mais pessoas em países de baixo rendimento.

Depois da avaliação da qualidade, segurança e eficácia da vacina Covovax a OMS pretende que os países agilizem sua própria aprovação regulatória para importar e administrar vacinas COVID-19.

“Mesmo com o surgimento de novas variantes, as vacinas continuam a ser uma das ferramentas mais eficazes para proteger as pessoas contra doenças graves e morte por SARS-COV-2”, referiu Mariângela Simão, Subdiretora Geral da OMS para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde.

A vacina Covovax foi avaliada de acordo com os procedimentos da OMS com base na revisão de dados sobre qualidade, segurança e eficácia, um plano de gestão de risco, adequação programática e inspeções do local de fabrico realizadas pelo Controlador Geral de Drogas da Índia. O Grupo de Aconselhamento Técnico da OMS é composto por especialistas de todo o mundo, que concluiu que a vacina atende aos padrões da OMS para proteção contra COVID-19, e que o benefício da vacina supera em muito quaisquer riscos, e que a vacina pode ser usada em todo o mundo.

A administração da vacina é feita em duas doses, é estável em temperaturas de frio de 2 a 8 ° C. A vacina usa uma nova plataforma e é produzida pela criação de um baculovírus modificado contendo um gene para a proteína spike do SARS-CoV-2.

A OMS indica que o produto original produzido pela Novavax, denominado Nuvaxovid, está atualmente sob avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês), e que completará sua própria avaliação da vacina assim que a EMA emitir a sua recomendação.