Novas BMW F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS

Novas enduros de turismo de gama média premium, BMW F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS vêm com capacidades mais sofisticadas de off-road, touring e de aventura. Conheça todas as novas especificações.

Novas BMW F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS
Novas BMW F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS. Foto: DR

Com as novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS, a BMW Motorrad está a aumentar significativamente a sua gama de produtos de enduros de turismo para gama média. Embora a nova BMW F 800 GS seja a moto ideal, especialmente para pilotos iniciantes.

A BMW F 900 GS Adventure é muito adequada para viagens de aventura prolongadas e passeios longos e exigentes. Todos os três modelos foram significativamente atualizados e agora oferecem, entre outras coisas, um nível ainda mais elevado de equipamento padrão, além de um novo acionamento.

A F 900 GS apresenta muitas inovações para longas viagens. A gama de utilizações da moto foi consideravelmente ampliada graças a melhorias na qualidade off-road, combinadas com uma drástica redução de peso de 14 kg em comparação com o modelo antecessor, tornando-a um modelo da Série F particularmente desportivo.

Motor avançado de 2 cilindros em linha

Nas novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS, o avançado motor de 2 cilindros em linha introduzido em 2018 com a F 850 ​​GS proporciona maior dinâmica de pilotagem. A principal razão para isso é o aumento da capacidade de 895 cc (anteriormente 853 cc). Com um Intervalo de ignição de 270/450 graus, o motor gera um som particularmente emocional. Na F 900 GS e na F 900 GS Adventure a potência produzida é de 77 kW (105 cv) e na F 800 GS 64 kW (87 cv). Além de um aumento significativo na potência máxima de 10 cv cada, os novos motores também são caracterizados por uma curva de torque muito mais completa, maior potência de tração e aceleração mais rápida.

Dois modos de condução, ABS Pro e DTC como padrão

Modos de condução Pro com modos de condução adicionais, pré-seleção do modo de condução e controle de torque de arrasto do motor como equipamento opcional de fábrica.

Os novos modelos GS da série F já oferecem os dois modos de condução “Rain” e “Road” como padrão. Controle Dinâmico de Tração DTC, ABS Pro otimizado para curvas e luz de freio dinâmica. Com os “modos de pilotagem Pro” disponíveis como equipamento opcional de fábrica, as qualidades dinâmicas das novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS podem ser exploradas ainda mais intensamente graças aos modos de pilotagem adicionais, à pré-seleção do modo de pilotagem e o controle de torque de arrasto do motor, bem como o controle de freio dinâmico DBC.

BMW F 900 GS apresenta novo tanque de combustível e seção traseira de plástico significativamente mais leves. Novos garfos telescópicos invertidos totalmente ajustáveis ​​na F 900 GS e F 900 GS Adventure.

Nova BMW F 900 GS
Nova BMW F 900 GS. Foto: DR

As novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS contam com uma estrutura tipo ponte feita de chapas de aço estampadas e soldadas entre si, que integra o motor de 2 cilindros em linha como elemento de suporte. O tanque de combustível de plástico de 14,5 litros da nova F 900 GS é um desenvolvimento completamente novo, economizando 4,5 kg de peso em comparação com o tanque de aço do modelo anterior. A F 900 GS apresenta uma seção traseira completamente redesenhada que a torna ainda mais dinâmica e economiza cerca de 2,4 kg de peso. São economizados mais 1,7 kg graças ao silenciador traseiro da Akrapovič. A roda dianteira da F 900 GS e F 900 GS Adventure é guiada por novos garfos telescópicos invertidos totalmente ajustáveis ​​da Showa.

Novo pacote Enduro Pro para a nova F 900 GS e Dynamic ESA para a nova F 900 GS Adventure e F 800 GS disponíveis opcionalmente de fábrica.

Nova BMW F 900 GS Adventure
Nova BMW F 900 GS Adventure. Foto: DR

A nova F 900 GS pode receber ainda mais proezas off-road com o pacote de equipamento opcional Enduro Pro de fábrica, que inclui garfos telescópicos invertidos revestidos de nitreto de titânio totalmente ajustáveis, amortecedor de mola central totalmente ajustável, bem como tirantes do guidão e corrente M Endurance. A suspensão eletrónica Dynamic ESA (Electronic Suspension Adjustment) está disponível como equipamento opcional para a nova F 900 GS Adventure e a F 800 GS.

Nova BMW F 900 GS com ergonomia otimizada para uso off-road, apoios para os pés enduro e cavalete lateral em alumínio. Alavanca de câmbio ajustável otimizada e, na F 900 GS, também uma nova alavanca de freio de pé.

As elevadas qualidades off-road da nova F 900 GS são expressas pelo triângulo ergonómico (volante – assento – apoios para os pés) otimizado para uso off-road. Os apoios para os pés mais baixos, em combinação com a posição mais elevada do guiador e o novo design do depósito de combustível, proporcionam vantagens claras, especialmente ao andar em pé em terrenos acidentados.

Todos os três novos modelos já oferecem uma alavanca de mudanças ajustável como padrão. Em conjunto com um rolamento otimizado e uma nova cinemática da alavanca de mudanças, também foi possível otimizar ainda mais a mudança da transmissão de seis velocidades. A F 900 GS também apresenta uma nova alavanca do travão de pé em uma posição mais elevada.

Novo farol LED na BMW F 900 GS. Todos os modelos possuem potentes unidades de luz LED.

Comparado ao modelo antecessor, o farol LED da nova BMW F 900 GS oferece um maior ângulo de abertura do farol baixo e, portanto, melhor iluminação diretamente na frente da motocicleta. A nova F 900 GS Adventure e a F 800 GS também contam com faróis de LED de série. Além disso, os indicadores de mudança de direção e as luzes de controlo dos três modelos também utilizam tecnologia LED.

Conectividade – diversidade de informações e funcionalidade incomparáveis ​​na forma de um grande display TFT de 6,5 polegadas perfeitamente legível. A nova BMW F 900 GS vem de série com suporte multifuncional para acomodar dispositivos de navegação, câmaras de ação e muito mais.

Os novos modelos GS da série F já possuem um grande display TFT de 6,5 polegadas como padrão. Isto aplica-se em particular à F 800 GS, que anteriormente tinha um display analógico. A diversidade da informação, a qualidade da apresentação e, por último mas não menos importante, a facilidade de utilização são incomparáveis. Telefonar, ouvir música e navegar enquanto anda é muito confortável. A nova BMW F 900 GS já vem equipada de série com um suporte de 12 mm, que permite a montagem de câmaras de ação ou outros dispositivos. Para instalar o BMW Motorrad Connected Ride Navigator ou o BMW Motorrad Connected Ride Cradle, também é necessária a opção “preparação para navegação”.

BMW F 900 GS com novas dimensões de carroceria, design claro e esquema de cores destacando suas qualidades off-road e esportividade e desempenho dinâmico.

A nova BMW F 900 GS foi completamente redesenhada e beneficia de um design dinâmico que sinaliza maiores qualidades off-road e esportividade, além de destacar visualmente os 14 kg de peso reduzido. Um dos pontos-chave do novo design é o tanque de combustível de plástico redesenhado, que permitiu um design muito mais fino e ergonomicamente mais favorável, com capacidade apenas 0,5 litros a menos que o modelo anterior. Novos painéis laterais do tanque justos, juntamente com um novo acabamento do radiador, dão à nova F 900 GS uma aparência elegante, esportiva e voltada para o off-road. As qualidades off-road, a esportividade e o desempenho dinâmico também se refletem em toda a seção traseira, que é significativamente mais estreita e dinâmica do que o modelo antecessor. A aparência dinâmica do novo

A F 900 GS é ainda melhorada pelo silenciador traseiro desportivo da Akrapovič. A nova F 900 GS está disponível na versão básica na cor Blackstorm metalizada, na versão modelo Passion na pintura sólida amarela São Paulo e na versão GS Trophy na pintura sólida Lightwhite/Racing Blue metalizada.

Novas variantes de modelo e esquemas de cores atraentes para a F 900 GS Adventure e F 800 GS.

Nova BMW F 800 GS
Nova BMW F 800 GS. Foto: DR

A nova F 900 GS Adventure está disponível como variante básica em Blackstorm metálico e como variante do modelo Ride Pro em alumínio branco fosco. A nova F 800 GS está disponível como variante básica em pintura sólida Lightwhite, como variante de modelo Sport em Racing Blue e como versão Triple Black em Blackstorm metálico.

As novas BMW F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS apresentam os destaques comuns:

  • Motor avançado de 2 cilindros em linha com cilindrada aumentada para 895 cc (anteriormente 853 cc).
  • Potência e torque ainda maiores: F 900 GS e F 900 GS Adventure com 77 kW (105 cv) a 8.500 rpm e 93 Nm a 6.750 rpm. F 800 GS com 64 kW (87 cv) a 6.750 rpm e 91 Nm a 6.750 rpm.
  • Versões de 35 kW (48 CV) para carta de condução classe A2 (apenas F 800 GS).
  • Alto refinamento devido a dois eixos de contrapeso em rotação contrária.
  • Dois modos de condução “Rain” e “Road”, bem como ABS Pro e DTC de série.
  • Modos de condução Pro com dois modos de condução adicionais, bem como Controle Dinâmico de Freio (DBC) e controle de torque de arrasto do motor como equipamento opcional de fábrica.
  • Estrutura tipo ponte.
  • Alavanca de mudanças ajustável e otimizada.
  • Ergonomia sofisticada e inúmeras alternativas de assento.
  • Proteção prática contra vento e intempéries.
  • Potentes unidades de iluminação LED.
  • Tela TFT grande e perfeitamente legível de 6,5 polegadas com diversidade e funcionalidade de informações incomparáveis.
  • Chamada de emergência inteligente para ajuda rápida em situações de emergência como equipamento opcional de fábrica.
  • Keyless Ride para ativação conveniente das funções de travamento por rádio como um extra opcional de fábrica.
  • Pintura poderosa e variantes de modelo proporcionam características Enduro inconfundíveis.
  • Ampla gama de equipamentos opcionais, acessórios originais BMW Motorrad e equipamento do condutor.

Os destaques da nova BMW F 900 GS:

  • Peso reduzido em 14 kg.
  • Depósito de combustível e secção traseira em plástico significativamente mais leves.
  • Novas partes do corpo.
  • Novos garfos telescópicos invertidos totalmente ajustáveis.
  • Braço oscilante mais leve.
  • Pacote Enduro Pro como equipamento opcional de fábrica.
  • Silenciador traseiro desportivo da Akrapovič.
  • Ergonomia otimizada para uso off-road.
  • Apoios para os pés Enduro.
  • Punhos aquecidos.
  • Protetores de mãos.
  • Cavalete lateral em alumínio.
  • Nova alavanca do freio de pé.
  • Novo farol LED.
  • Suporte multifuncional.

Os destaques da nova BMW F 900 GS Adventure:

  • Novos garfos telescópicos invertidos totalmente ajustáveis.
  • Faróis LED.
  • Novos painéis laterais.
  • Punhos aquecidos.
  • Protetor do motor em alumínio.
  • Novo pacote de equipamentos opcionais Ride Pro. Os destaques da nova BMW F 800 GS: • Display TFT de série. • Punhos aquecidos. • Farol LED. • Protetores de mãos. • Portador Variocase.