Novas visitas guiadas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz

Jornadas Europeias do Património, de 22 a 24 de setembro, têm visitas guiadas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz. As visitas são conduzidas por conservadores e pelo diretor e desvendam as vivências que o tempo vai escondendo.

Novas visitas guiadas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz
Novas visitas guiadas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz. Credito: PSML/Wilson_Pereira

A Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz a partir do tema “Património Vivo”, que, este ano, dá o mote às Jornadas Europeias do Património, de 22 a 24 de setembro.

As visitas são conduzidas por conservadores, sendo uma das visitas conduzida pelo diretor. O objetivo das visitas é dar a conhecer novas e surpreendentes facetas da vivência, da história e da arquitetura dos Palácios que as diversas camadas do tempo escondem.

Com resposta a serem dadas nestas visitas ao património vivo gerido pela Parques de Sintra a questões como: O que existia no local hoje ocupado pelo Palácio Nacional de Queluz? No Palácio Nacional de Sintra, o que resta da construção medieval? E que histórias nos contam as suas icónicas janelas manuelinas e os belos azulejos?

Para o Palácio Nacional de Sintra estão programadas três visitas. “Ver e sentir azulejos do Palácio Nacional de Sintra”, agendada para 22 de setembro às 10h30 e 23 de setembro às 15h00. As visitas focam-se nos exuberantes revestimentos azulejares mudéjares dos séculos XV e XVI que decoram muitas das salas deste monumento, combinando estilos, motivos e cores.

A visita guiada ao Palácio Nacional de Sintra aborda a sua história e as técnicas e termina no Pátio Central, com uma mostra de azulejos originais durante a qual os participantes serão convidados a manusear e a sentir exemplares autênticos, incluindo alguns que fizeram parte de uma grande encomenda de mais de 10 mil azulejos feita pelo rei D. Manuel I para a decoração do Paço de Sintra.

A visita “As Janelas Manuelinas do Paço de Sintra” é dedicada à chamada ala manuelina que exibe janelas geminadas ricamente ornamentadas, comunicando para o exterior o carácter nobre dos espaços que iluminam. O objetivo desta visita, agendada para 23 de setembro, às 10h30, é identificar e comentar os motivos decorativos destas janelas e desvendar os seus significados, que são mais complexos do que podem parecer à primeira vista.

Ainda no Palácio Nacional de Sintra, realiza-se a visita “O Paço de Sintra: descontinuidades e permanências arquitetónicas num monumento de longa história”, a 24 de setembro, às 10h30. Num monumento com mil anos de história, são muitas as transformações ocorridas ao longo dos séculos, mas ainda hoje o Palácio conserva elementos primitivos. Esta visita permite perceber como foi habitado nas diferentes épocas e como a arquitetura condiciona as vivências e carrega simbolismos. Demonstra, igualmente, como o património imóvel, enquanto lugar de memória, é modificado pelo património vivo que somos nós.

O Palácio Nacional de Queluz acolhe duas visitas. No dia 23 de setembro, às 10h30, o diretor dos Palácios geridos pela Parques de Sintra, António Nunes Pereira, conduz uma visita que se propõe a “transportar” os participantes “de regresso ao passado na Real Quinta de Queluz, sem nunca abandonar o presente e sempre com um olhar sobre o futuro”.

O objetivo desta visita é revisitar a época áurea do Palácio de Queluz, recordando, que, em contraste com o seu ambiente idílico, esteve no centro do furacão que no início do século XIX mudou a face da Europa e forçou monarcas deste nosso país europeu a viverem, subirem ao trono e morrerem no continente americano, algo inédito em toda a história europeia.

As visitas ao “Pavilhão D. Maria I: Residência de Reis, Rainhas e Presidentes do século XX”, nos dias 22 e 24 de setembro, às 10h30, abrem-se as portas daquele que foi um palco incontornável da diplomacia e da política externa nacionais entre 1940 e 2004. Pelo Pavilhão D. Maria I passaram algumas das personalidades que mais influenciaram a história da Europa e do Mundo no século passado, com destaque para a Rainha Isabel II do Reino Unido.

Os bilhetes para as visitas inseridas nas Jornadas Europeias do Património têm o custo simbólico de 1 euro e estão disponíveis online no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/jornadas-europeias-do-patrimonio-2023/