Novo BYD DOLPHIN elétrico vem com preço atrativo

Novo BYD DOLPHIN 100% elétrico é lançado oficialmente na Europa, com entregas a partir do quarto trimestre de 2023. Bateria para autonomia de 427 km, com avançada tecnologia e preços entre 29.990 e 37.690 euros.

Novo BYD DOLPHIN elétrico vem com preço atrativo
Novo BYD DOLPHIN elétrico vem com preço atrativo. Foto: DR

A BYD anuncia o lançamento no mercado europeu do seu novo BYD DOLPHIN 100% elétrico que vem aumentar a gama de veículos já anunciados, o BYD ATTO 3, o BYD HAN e o BYD TANG.

Este novo hatchback do segmento C combina uma estética de design distinta e divertida com versatilidade, agilidade e uma abundância de equipamento de série, juntamente com a revolucionária tecnologia de veículos elétricos que BYD fornece.

O novo BYD DOLPHIN apresenta uma condução ecológica segura, eficiente e prática, e um preço apelativo, o que vem tornar a mobilidade elétrica de alta tecnologia acessível a mais consumidores.

A BYD indica que as vendas do modelo terão início no verão de 2023, com entregas em toda a Europa a partir do quarto trimestre de 2023.

BYD DOLPHIN do segmento C

O BYD DOLPHIN é o primeiro modelo da série Ocean e o primeiro a adotar o conceito de design “Ocean Aesthetics”, conferindo-lhe uma aparência distinta e elegante. O design do automóvel é influenciado pelo golfinho, um mamífero marinho inteligente, brincalhão e amigável, que é representado em formas figurativas e imaginativas.

O DOLPHIN dispõe de uma bateria BYD Blade Battery de 60,4 kWh de fosfato de ferro e lítio, – e mais tarde (a partir do primeiro trimestre de 2024) chegará também uma versão com uma bateria de 44,9 kWh – e beneficia de uma exclusiva estrutura de segurança de carroçaria para veículos 100% elétricos. Possui também uma gama completa de funcionalidades de segurança ativa e passiva, o que lhe confere uma vantagem incomparável em termos de desempenho de segurança. O BYD DOLPHIN também oferece um ambiente seguro no compartimento dos passageiros, com sistemas inteligentes de assistência ao condutor e sistemas de travagem integrados, para uma viagem mais segura e uma condução mais fácil.

Blade Battery de Série

O BYD DOLPHIN beneficia da inovadora Blade Battery, que está a revolucionar a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria dos veículos elétricos, tendo passado com segurança o teste de penetração de pregos, considerado como o “Monte Evereste” dos testes de segurança das baterias. As baterias Blade Battery sem cobalto do BYD DOLPHIN utilizam fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico, o que oferece um nível de segurança muito mais elevado do que o das baterias de iões de lítio convencionais. O LFP tem inerentemente uma excelente estabilidade térmica. Ao mesmo tempo que é ultra segura e durável, a Blade Battery tem um desempenho sem compromissos, proporcionando uma elevada densidade de potência, com a vantagem de um consumo de energia ultra baixo.

Tecnologia de propulsão elétrica

A Blade Battery funciona em estreita sinergia com a competência da BYD em tecnologia de propulsão elétrica. O BYD DOLPHIN é, tal como o BYD ATTO 3, construído com base na plataforma inteligente e-Platform 3.0 da BYD, para a máxima eficiência do sistema e inteligência integrada do veículo. O sistema de propulsão elétrico 8 em 1 da BYD integra a Unidade de Controlo do Veículo, o Sistema de Gestão da Bateria, a Unidade de Distribuição de Energia, o Motor de Tração, o Controlador do Motor, a Transmissão, DC-DC e o Carregador de Bordo. Tal integração permite uma eficiência do sistema de 89%. Esta tecnologia integrada foi desenvolvida para proporcionar um desempenho ótimo e uma melhor experiência de condução.

Preço do BYD DOLPHIN

“A BYD está convencida de que a mobilidade elétrica de alta tecnologia deve estar disponível e acessível para todos. Por isso, assegurámos que o BYD DOLPHIN não é apenas inteligente e tecnologicamente avançado, mas também tem um preço atrativo”, afirmou Michael Shu, Diretor-Geral e Diretor Executivo da BYD Europe e da Divisão de Cooperação Internacional, citado em comunicado da empresa.

 

Opções do BYD DOLPHIN

BYD DOLPHIN Active: bateria de 44,9 kWh combinada com motor de 70 kW (95 cv). Esta versão pode ser carregada por corrente alternada até 7 kW e por corrente contínua até 60 kW. Preço: 29.990 euros.

BYD DOLPHIN Boost: bateria de 44,9 kWh e motor de 130 kW (176 cv). Acrescenta jantes de 17 polegadas e suspensão traseira multi-link. Preço: 30.690 euros.

BYD DOLPHIN Comfort: bateria de 60,4 kWh e motor de 150 kW (204 cv). Tem uma autonomia de 427 quilómetros com um consumo energético de 15,9 kWh/100 km. O carregamento máximo é de 88 kW (de 30% a 80% em 29 minutos), mas o carregamento alternado atinge um máximo de 11 kW. Preço: 35.690 euros.

BYD DOLPHIN Design: As mesmas especificações técnicas que o Comfort, mas acrescenta um teto panorâmico, uma extensão de potência Vehicle-to-Load (VtoL), vidros de privacidade nos bancos traseiros e carregamento de smartphones sem fios. Preço: 37.690 euros.

Aceleração e Desempenho

Com a bateria Blade Battery de 60,4 kWh e um motor síncrono de magneto permanente, o BYD DOLPHIN pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7 segundos. Os 310 Nm de binário e o potente motor de 150kW/204 cv proporcionam um desempenho perfeito, ajudando o Dolphin a atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Os quatro modos de condução incluem Sport, Normal, Economy e Snow, para se adaptarem a diferentes condições e preferências de condução.

Carregamento de bateria

O BYD DOLPHIN com bateria de 60,4 kWh tem uma tranquilizadora autonomia elétrica de 427 km em ciclo combinado WLTP. A potência de carregamento é de 11 kW AC trifásica. O alto desempenho também é alcançado quando se trata de recarregar. O carregador de 100 kW DC pode recarregar a bateria de 30% a 80% em apenas 29 minutos. O BYD DOLPHIN está também equipado com VtoL, pelo que a bateria do automóvel pode facilmente carregar dispositivos externos. O BYD DOLPHIN com a bateria LFP Blade Battery de 44,9 kWh tem uma autonomia estimada (WLTP) de 340 km para o Active e 310 km para o Boost. Mais pormenores técnicos para estas versões serão anunciados mais perto da entrada no mercado.

Bomba de Calor Integrada de Alta Eficiência de Série

A eficiência é um elemento-chave para o BYD DOLPHIN. Por isso, dispõe de série de uma bomba de calor integrada de alta eficiência. O primeiro sistema de arrefecimento e aquecimento direto da indústria para baterias elétricas aumenta a eficiência térmica até 15% no inverno. Este sistema inovador aproveita o calor residual do ambiente, do grupo motopropulsor, do habitáculo e até das baterias, e pode funcionar numa vasta gama de temperaturas. A gestão térmica inteligente para condições climatéricas extremas permite uma excelente autonomia de condução a baixas temperaturas. Como subfunção do sistema de travagem inteligente, o sistema de travagem regenerativa coordenada CRBS pode recuperar eficazmente a energia de travagem de todo o veículo.

Conceito DOLPHIN

O design do BYD DOLPHIN distingue-se sob todos os ângulos, tal como o resto do veículo, devido ao seu perfil arredondado e à silhueta lateral que lembra as linhas graciosas de um golfinho a saltar. Emana uma sensação de diversão e agilidade, ao mesmo tempo que é acolhedor e transmite segurança.

Espaçoso e Prático

Baseado nos atributos tecnológicos de viatura elétrica do BYD DOLPHIN, as curtas projeções dianteira e traseira e a longa distância entre eixos dão ao carro uma aparência mais espaçosa. Com 4290 mm de comprimento e 1770 mm de largura (com os espelhos retrovisores laterais abertos), o BYD DOLPHIN apresenta uma distância entre eixos de 2700 mm, otimizada para o espaço e o conforto. A altura do veículo é de 1570 mm.

Ergonomia

Com capacidade para cinco ocupantes, os bancos desportivos de design ergonómico e os apoios de cabeça são fabricados em pele vegan. Os bancos dianteiros aquecidos têm um ajuste elétrico de seis vias para o condutor e um ajuste elétrico de quatro vias para o passageiro da frente. Os bancos traseiros oferecem um espaço generoso para as pernas dos passageiros, o que é possível graças à e-Platform 3.0. O apoio dos ombros e das costas dos bancos dianteiros foi especificamente otimizado e as abas laterais são mais verticalizadas, adaptando-se perfeitamente às curvas do corpo para uma condução mais confortável e envolvente.

Capacidade de Armazenamento

Os bancos traseiros são rebatíveis em 60:40, permitindo que a bagageira de 345 litros seja aumentada para 1310 litros quando ambos os assentos estão rebatidos. O BYD DOPHIN foi concebido com mais de 20 espaços de arrumação, práticos e flexíveis para as viagens diárias, e a bagageira pode facilmente guardar quatro malas normais de 20” (50 cm).

Interior

As versões topo de gama do BYD DOLPHIN apresentam um grande teto panorâmico fabricado com vidros cinzentos de dupla camada de elevada resistência acústica e isolamento térmico, com uma área de vidro comparável à de um automóvel de luxo da classe D. Isto proporciona aos utilizadores uma visão angular ultra espaçosa, uma maior área de luminosidade e uma visibilidade mais transparente. Está também equipado com uma cortina de sol de 97% para o manter fresco nos dias quentes de verão.

O interior elegante do BYD DOLPHIN foi concebido com curvas suaves e expansivas para criar a ilusão de que os ocupantes estão envoltos em ondas. Ao colocar as funções convencionais na ponta dos dedos do condutor, o design simples e refinado do painel de instrumentos proporciona uma experiência interativa inovadora. O espaço ocupado pelos botões físicos é menor, proporcionando uma área adicional para arrumação de objetos.

Vehicle-To-Load de Série

O BYD DOLPHIN dispõe de série da tecnologia VtoL, que permite carregar dispositivos externos com a bateria do veículo até uma potência de 3,3 kW, transformando-o numa central elétrica móvel. Isto proporciona uma maior comodidade para atividades como piqueniques ou visualização de filmes ao ar livre, permitindo múltiplas utilizações de acordo com o estilo de vida.

Elevadas Especificações de Segurança e de Assistência à Condução

O BYD DOLPHIN vem equipado de série com uma grande variedade de funções de segurança e de assistência avançada ao condutor. Todos os modelos incluem Aviso de Colisão Frontal, Travagem Autónoma de Emergência, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência, Sistema de Aviso de Saída Faixa de Rodagem e Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem.

O Cruise Control Adaptativo e o Cruise Control Inteligente aumentam o prazer de condução. A câmara panorâmica proporciona ao condutor uma visibilidade de 360º para manobras seguras do veículo. Além disso, o Sistema de Deteção de Ângulo Morto, o Controlo Eletrónico de Estabilidade, o Controlo de Tração, o Controlo de Descida em Declive, a Sistema Auto Hold e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito com Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade estão incluídos como ajudas adicionais ao condutor.

Visibilidade Excecional: Tecnologia de Iluminação de Ponta

A tecnologia de iluminação de vanguarda também proporciona um feixe de luz mais amplo para ajudar à visibilidade durante a condução noturna, com o Sistema de Controlo Automático dos Máximos, os Faróis Dianteiros Adaptativos e o Follow Me Home de série.

A Paleta de Cores em Dois Tons

Inspirada nas características biológicas do golfinho, a equipa de design deu ao BYD DOLPHIN uma carroçaria de dois tons e fez eco das cores no interior e no exterior para criar uma sensação de exclusividade. O exterior do BYD DOLPHIN estará disponível em sete combinações de cores.