Novo cabo submarino entre Brasil e Portugal reforça comunicações Internet

Contrato entre rede de investigação e ensino da Europa – GÉANT, América Latina - RedCLARA, e o EllaLink vai permitir a utilização do novo cabo ótico submarino de comunicações que liga o Brasil e Portugal, e que deverá estar operacional em 2020.

Novo cabo submarino entre Brasil e Portugal reforça comunicações Internet
Novo cabo submarino entre Brasil e Portugal reforça comunicações Internet. Fonte: EllaLink

GÉANT, a principal rede colaborativa da Europa, uma infraestrutura eletrónica e de serviços para investigação e educação, e RedCLARA, a Rede Latino-Americana de Investigação e Educação, anunciaram, hoje, a assinatura de um contrato de Direito de Utilização Irrevogável (IRU) com o EllaLink, para um espectro no cabo ótico submarino que liga a Europa e a América Latina.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) integra o consórcio para a implementação do EllaLink, o Projeto Building European Link to Latin America ou Projeto BELLA.

O cabo submarino EllaLink, com 10.000 km de extensão, vai reforçar a ligação de Internet e o tráfego de dados entre a Europa e a América Latina, e assim dar resposta às necessidades de partilha e colaboração transatlânticas nos próximos 25 anos, nomeadamente entre as comunidades de investigação e ensino da Europa e da América Latina, em áreas como astronomia, física de partículas e observação da Terra.

O EllaLink deverá estar operacional até ao final de 2020, e Portugal funcionará como a terminação do sistema submarino na Europa. O EllaLink garante pontos de chegada em Santos, Fortaleza, no Brasil, e em Sines, em Portugal.

O cabo está a ser construído pela Alcatel Submarine Networks e vai fazer parte da nova geração de cabos submarinos, oferecendo 72 Terrabits de capacidade em 4 pares de fibras.

O consórcio do projeto BELLA inclui as Redes Regionais de Ensino e investigação GÉANT, na Europa, a rede RedCLARA, na América Latina, e as Redes Nacionais de Ensino e Investigação do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. O projeto é financiado pela Comissão Europeia, governos e redes académicas da América Latina.

A rede GÉANT, principal associação europeia de infraestruturas eletrónicas e serviços para a investigação e educação, e a RedCLARA, rede académica da América Latina, e que se encontram desde 2003 ligadas, vinham manifestando a necessidade de haver um cabo submarino capaz de suportar as necessidades de transmissão de dados de investigação e ensino entre a Europa e a América Latina. Agora com o EllaLink, o tráfego fluirá diretamente entre os dois continentes, melhorando a proteção dos dados e otimizando o custo/benefício da conectividade.

Erik Huizer, CEO da GÉANT, referiu: “Estou muito feliz por ver o culminar do trabalho com os nossos colegas do Consórcio BELLA, refletida na assinatura do contrato BELLA com a EllaLink”, e acrescentou: “Será emocionante ver de perto a implantação de um cabo submarino, e estamos ansiosos para ver a troca entre a GÉANT e a RedCLARA feita por um caminho físico direto entre os dois continentes pela primeira vez em 2020.”

Para Luis Eliécer Cadenas, Diretor Executivo da RedCLARA e Co-Presidente do Consórcio BELLA, “este marco é uma conquista fundamental para a comunidade de investigação e educação da América Latina”, e indicou: “Estamos a abrir um canal direto de colaboração com a Europa, garantindo segurança e qualidade de serviço para as variadas aplicações científicas e de ensino que esperamos oferecer. A RedCLARA está empenhada na construção de uma infraestrutura de comunicação de dados para investigação e ensino que fomentará o desenvolvimento regional.”

O projeto BELLA está a promover a possibilidade de existência de interconectividade entre as comunidades de investigação e ensino da Europa e da América Latina firmando contratos IRU sobre espectros de um cabo submarino direto entre as duas regiões e a implantação de uma rede de investigação e ensino com capacidade de 100 Gb/s por toda a América Latina.