Novo Curso em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro lança, em 2019, um novo curso de licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial. O curso de primeiro ciclo substitui o mestrado integrado, da mesma área, realizado em colaboração com a Universidade do Minho.

Novo Curso em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Novo Curso em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Novo curso de licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) arranca no ano de 2019, e está já aos estudantes na candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano.

O curso possui um conjunto de disciplinas que permitem aos estudantes adquirir ao nível de licenciatura uma formação de “elevada qualidade técnica, científica e ética, para exercerem a atividade profissional em Engenharia e Gestão Industrial”.

Os futuros licenciados em Engenharia e Gestão Industrial passam a estar dotados de “capazes de racionalizar a utilização de recursos e gerir, de uma forma eficaz, integrada e inovadora, os sistemas e processos relativos às atividades empresariais”.

Trata-se de uma formação especializada em Engenharia/Tecnologia, em particular na área de Gestão Industrial que integra duas áreas do conhecimento: Engenharia e Gestão. Duas áreas fundamentais “para promover a evolução tecnológica nacional, criar valor no tecido industrial e incrementar a competitividade”.

Os novos licenciados vão possuir conhecimento e competências para desenvolver a sua atividade direcionada para a racionalização da utilização de recursos, tais como: Sistemas Produtivos; Máquinas; Ferramentas; Sistemas de Transporte; Recursos Informáticos; Recursos Humanos; Espaço laboral, e Recursos Financeiros, entre outras. Técnicos que irão representar uma mais-valia na ligação ao tecido industrial da região e do país.

O curso agora lançado pela UTAD vai substituir o Mestrado integrado, da mesma área, que era realizado em colaboração com a Universidade do Minho.

Com a nova licenciatura a UTAD “vem desta forma dar resposta à inúmera procura de formação na área da Engenharia e Gestão Industrial sendo mais uma possibilidade para os estudantes, que agora se candidatam, poderem seguir a área da sua preferência”, e que em virtude da abrangência das competências vai permitir atuar num mercado nacional e internacional em evolução permanente.

O curso tem como responsável o professor José Boaventura Ribeiro da Cunha, doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e como Vice-diretor o professor Eurico Vasco Ferreira Amorim, doutorado em Física.