Novo equipamento melhora intervenção em Gastrenterologia

Gastrenterologistas debateram no Porto novos métodos e recursos tecnológicos de diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com as vias biliares e pâncreas. Os médicos puderam avaliar o novo e inovador equipamento de fluoroscopia digital da Philips.

Novo equipamento melhora intervenção em Gastrenterologia
Novo equipamento melhora intervenção em Gastrenterologia, Foto © DR

No Hospital de São João, no Porto, Gastrenterologistas reuniram-se no Simpósio Internacional de Endoscopia do Pâncreas e Vias Biliares, para debater os avanços da medicina na especialidade bem como novos meios, técnicas e novos equipamentos. O simpósio foi organizado pelo Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João e pelo WGO Gastrenterology and Hepatology Training Center.

No simpósio participaram dois especialistas mundiais em Gastrenterologistas – Jacques Devière e Marc Giovannini – que partilharam conhecimentos com os médicos e internos portuguesas da especialidade envolvidos no processo de diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com as vias biliares e pâncreas.

O encontro permitiu aos especialistas estabelecer uma interface de troca de conhecimentos “em procedimentos endoscópicos da patologia biliopancreática”, e para isso foram utilizadas demonstrações, ao vivo, de técnicas e equipamentos. Algumas demonstrações de procedimentos biliopancreáticos foram realizadas com o equipamento de fluoroscopia digital Veradius Unity, da Philips.

O equipamento considerado inovador permite intervenções menos invasivas para o paciente e assim de grande vantagem para este, dado que conduz a uma mais rápida recuperação da intervenção e por conseguinte a melhor qualidade de vida.

O equipamento Veradius Unity da Philips vem ao encontro das necessidades dos cirurgiões, dado que potencia a comunicação dentro do bloco operatório, reduz a duração do procedimento, “e permite que a dose de radiação recebida pelos pacientes e utilizadores seja menor do que com equipamentos mais convencionais”.

O equipamento incorpora também “uma interface com o utilizador através de um monitor de tipo Tablet e oferece imagens em alta resolução de 2,2 megapixels”. Mas as caraterísticas do equipamento também se centram na “grande facilidade de utilização o que permite ao médico concentrar-se no procedimento cirúrgico e no que realmente importa, o paciente”.

De acordo com dados disponibilizados pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, o comunicado da Philips indica que “os cancros do aparelho digestivo representam 10% da mortalidade, o que corresponde a uma morte por hora. A incidência do cancro do pâncreas também aumentou, e já se registam anualmente em Portugal cerca de 1400 novos casos. É estimado que 30% dos portugueses sejam afetados por uma doença do aparelho digestivo ao longo da vida”.