Novo escritório da Kantar em Matosinhos desenvolvido pela Garcia Garcia

Garcia Garcia foi a construtora responsável pela reabilitação e fit-out do edifício de escritórios da britânica Kantar, em Matosinhos. O edifício candidato a uma certificação BREEAM In Use assenta na sustentabilidade e na inovação para a criatividade.

Novo escritório da Kantar em Matosinhos desenvolvido pela Garcia Garcia
Novo escritório da Kantar em Matosinhos desenvolvido pela Garcia Garcia. Foto: DR

Novo escritório da Kantar, multinacional britânica e uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado, insights e consultoria, já foi inaugurado. O empreendimento localização na Praça Guilherme Pinto, no centro de Matosinhos Sul e a escassos metros da praia, é mais uma obra da Garcia Garcia, construtora nacional.

A reabilitação e fit-out do edifício, que vem potenciar o espaço onde se insere, confere uma nova dinâmica e utilidade às instalações que estavam devolutas. Um projeto, que tem no seu cerne a sustentabilidade, torna o edifício candidato a uma certificação BREEAM In Use, sistema internacional para avaliação e certificação de sustentabilidade de edifícios.

Um projeto assente sustentabilidade

O projeto assentou em manter a traça das fachadas originais para preservar a linguagem arquitetónica do quarteirão. Assim, mantêm-se as linhas industriais que caraterizam a zona de Matosinhos Sul, e também asseguram uma linguagem arquitetónica moderna.

De acordo com a construtora nacional, o novo escritório da Kantar foi criado e desenvolvido para ser um espaço moderno e futurista, onde a inovação e o design criam um ambiente único e vanguardista que estimula a criatividade e promove uma cultura de colaboração. Um espaço gera inspiração, onde o trabalho e a inovação se encontram, proporcionando uma envolvência cativante.

Um espaço que foi desenvolvido com foco no conforto máximo dos seus utilizadores, com diferentes comodidades instaladas e integração de elementos naturais no edifício.

Entre outras preocupações o projeto tem como matriz a sustentabilidade. Assim, todo o edifício foi projetado de forma a minimizar a sua pegada ambiental, com forte aposta em energias renováveis, o que levou à instalação de modernos e eficientes sistemas de climatização e à instalação de painéis fotovoltaicos.

No parque de estacionamento do edifício foram instalados 48 postos de carregamentos para veículos elétricos. O edifício também foi equipado com um sistema de GTC de última geração, que permite controlar todo o imóvel e as suas utilidades, otimizando recursos e consumos.

A Kantar que conta com mais de 25 mil colaboradores está presente em mais de 90 mercados e com escritórios em todos os continentes.

A informação da construtora é de que a multinacional irá instalar em Matosinhos um novo hub tecnológico e de inovação, que irá funcionar como um incubador para as novas tecnologias que sustentarão os futuros produtos e plataformas da Kantar.

O novo centro de competências irá arrancar com cerca de 200 postos de trabalho altamente qualificados, estando prevista a contratação de mais 400 colaboradores ao longo dos próximos anos.