Novo fármaco anticancerígeno eficaz contra cancro do rim

Estudo clínico concluiu que um novo fármaco pertencente a uma nova classe de medicamentos, os inibidores de HIF-2α, apresenta uma capacidade eficaz no tratamento de cancro do rim metastático.

Laboratório
Laboratório. Foto: Rosa Pinto

O cancro do rim metastático permanece em grande parte incurável. Apesar de uma dúzia de tratamentos e várias imunoterapias, as taxas de sobrevivência para além de 5 anos permanecem em torno dos 10%.

Um estudo publicado no ‘Journal of Clinical Oncology’ descreve que um novo fármaco pertencente a uma nova classe de medicamentos, os inibidores de HIF-2α, apresenta a capacidade promissora no tratamento do cancro do rim metastático.

Entre os 51 pacientes com cancro de rim agressivo, que tinha progredido ao longo de quatro anteriores tratamentos, o uso do PT2385, o primeiro inibidor de HIF-2α a ser avaliado em ensaios clínicos, bloqueou o crescimento tumoral, em menos de 4 meses, em 40% dos pacientes, e o crescimento do cancro foi interrompido, num ano, em 25% dos pacientes. Os investigadores verificaram que os efeitos colaterais do uso do HIF-2α foram mínimos.

Kevin Courtney, do Harrison C. Simmons Comprehensive Cancer Center da Southwestern Medical School, Universidade do Texas, em referiu que “a combinação de atividade e tolerabilidade é muito encorajadora”, e acrescentou: “Tratamos vários pacientes” no UT Southwestern, e “na nossa experiência, este inibidor de HIF-2α oferece uma combinação de segurança e uma atividade potencial que é única em comparação com tratamentos atuais para cancro do rim avançado”.

O fármaco PT2385 é desenvolvido pela Peloton Therapeutics Inc e é o resultado de duas décadas de investigação na UT Southwestern, que começou com a descoberta do HIF-2α por Steven McKnight.