Novo método para comparar câmaras de telemóveis

Comparar câmaras de telemóveis obriga a medir diversos parâmetros, como a qualidade da imagem e a velocidade de captura, mas também ter em conta diferentes ambientes de luz e a perceção individual dos parâmetros.

Novo método para comparar câmaras de telemóveis
Novo método para comparar câmaras de telemóveis, Foto: © TV Europa

Investigação da Universidade de Vaasa, nos EUA, conduziu a um novo método de avaliação comparativa para câmaras de telemóveis. Uma avaliação comparativa que combina diferentes métricas de qualidade de imagem e desempenho da câmara.

Os construtores dos equipamentos utilizam pesados ​​algoritmos para tratar a imagem, o que em alguns casos vai diminuiu a funcionalidade das câmaras de telemóveis. A investigação da Universidade de Vaasa permitiu destacar os princípios fundamentais para comparar câmaras de telemóveis. Um exemplo é a medição de parâmetros de qualidade em diferentes ambientes de luz.

Veli-Tapani Peltoketo, investigador responsável pela investigação na Universidade de Vaasa, define, na sua tese de doutoramento, um novo método de avaliação comparativa para câmaras de telemóveis.

Diariamente mais de três mil milhões de imagens digitais são partilhadas em diferentes plataformas nas redes sociais, e um número significativo destas imagens é captado com câmaras de telemóveis. Imagens em que qualidade tem vindo a melhorar, mas que é diferente de câmara para câmara, bem como é diferente o desempenho e a velocidade de funcionamento da câmara.

Com o número de recursos da câmara a aumentar praticamente todos os dias, a comparação entre as câmaras é cada vez mais difícil. Se um consumidor selecionar uma câmara que inclua a melhor fidelidade de cor, melhor redução de ruído, melhor qualidade do pixel ou melhor qualidade de vídeo, isto também pode indicar que outras características de qualidade foram reduzidas.

Para Veli-Tapani Peltoketo “a qualidade da imagem não é a única caraterística que deve ser levada em conta quando as câmaras de telemóveis são comparadas. Muitos algoritmos sofisticados de qualidade de imagem que combinam uma grande quantidade de pixéis diminuem a funcionalidade das câmaras dos telemóveis”.

Atualmente uma imagem captada por um sensor de imagem é praticamente reconstruída por processamento sequencial, pelo que câmaras com boa qualidade de imagem podem corresponder a equipamentos mais lentos. Assim, como refere Peltoketo, “uma câmara com boa qualidade de imagem, mas lenta, pode impedir que se capte no momento certo, o que levará a uma imagem com baixa qualidade”.

A qualidade da imagem digital é uma das áreas de investigação permanentes e das mais dinâmicas, e os padrões de qualidades são continuamente atualizados, bem como a velocidade de captura das imagens. Condições que requerem novos métodos e métricas para medir a qualidade das câmaras.

Para se construir uma avaliação genérica de uma câmara, tem de se decidir quais parâmetros que vão ser usados ​​e comparados. Veli-Tapani Peltoketo fez uma investigação abrangente para enumerar os parâmetros de qualidade da imagem, as métricas e os artefactos das câmaras dos telemóveis.

O investigador enumerou mais de 50 métricas e investigou um conjunto alargado destas, mas acabou por usar a resolução espacial, a resolução de textura, a fidelidade de cor, o ruído e as métricas de velocidade para criar uma nova métrica de comparação.

A investigação apresenta também os principais princípios que devem ser tidos em conta quando se definem comparações para câmaras de telemóveis.

Em primeiro lugar, todos os métodos de medição e equações têm de ser públicos. Dado que as métricas utilizadas, os métodos de medição e, especialmente, as equações podem incluir pesos intencionais ou outros, que podem influenciar o resultado.

Em segundo lugar, devem ser usados diferentes ambientes de medição, dado que ambientes de pouca luz são muito desafiantes para as câmaras de telemóveis. A qualidade de imagem e a velocidade pode variar significativamente em ambiente de pouca luz.

A perceção individual deve ser considerada quando se trata de comparar qualidade de imagem bem como a saturação de cor. O investigador esclarece que uma imagem parece melhor se a saturação de cor for aumentada artificialmente. No entanto, objetivamente a imagem inclui um defeito de cor.

Em face da investigação realizada, Peltoketo observa que é muito difícil determinar com objetividade e de forma inequívoca qual é a melhor câmara de telemóvel.

No entanto, o estudo conduziu a uma classificação de câmaras disponíveis em 2014. “A melhor qualidade de imagem foi medida a partir do Lumia 1020 e das câmaras ZOPO C2, enquanto o melhor desempenho de velocidade pertenceu às câmaras do iPhone 5s e Samsung S3”.