Novo radiofármaco para tratar cancro cervical avançado

Cancro cervical avançado pode vir a ser tratado com sucesso com novo radiofármaco. Estudo recente mostra potencial melhorado do radiofármaco no tratamento de cancro cervical persistente, recorrente ou metastático.

Novo radiofármaco para tratar cancro cervical avançado
Novo radiofármaco para tratar cancro cervical avançado. Foto: Rosa Pinto

Um novo composto radiofármaco pode ser uma opção no tratamento para pacientes com cancro cervical avançado. A conclusão é de um estudo, liderado pelo investigador em oncologista de radiação, Charles Kunos, da Universidade de Kentucky, e publicado na revista “Frontiers in Oncology”.

Os resultados do estudo vêm validar que o radiofármaco 212Pb-DOTAM-GRPR1 pode ser útil no tratamento de cancro cervical persistente, recorrente ou metastático.

Para os especialistas é esperado que os radiofármacos desempenhem, no futuro, um papel cada vez mais importante no tratamento do cancro. Os radiofármacos fornecem radioterapia diretamente às células cancerígenas, reduzindo o risco de danos ao tecido saudável e resultando em melhores resultados de tratamento e menores efeitos colaterais em comparação com a radioterapia standard.

“À medida que os investigadores desenvolvem novos agentes radiofarmacêuticos, parte da validação clínica desses esforços é fornecer provas de que os alvos estão presentes nas células cancerígenas”, disse Charles Kunos, e acrescentou: “Este estudo garante que os ensaios clínicos usando este agente tenham a melhor possibilidade de sucesso, o que acabará por trazer estas terapias avançadas para o grande mercado de oncologia”.

Os radiofármacos requerem um alvo molecular para administrar a terapia aos tumores. Neste caso o 212Pb-DOTAM-GRPR1 tem como alvo o recetor do peptídeo fornecedor de gastrina, uma proteína expressa por células cancerígenas.

A equipa de investigadores avaliou tecidos de 33 tumores de mulheres com cancro cervical metastático. A maioria dos tecidos estudados superexpressa o recetor do peptídeo fornecedor de gastrina, sugerindo que o 212Pb-DOTAM-GRPR1 é uma terapia promissora para tratar a doença.

Com o decorrer de um ensaio clínico de fase 1, em curso, de 212Pb-DOTAM-GRPR1, o estudo, também, está a ajudar a disponibilizar a próxima geração de tratamento contra o cancro para os pacientes de cancro cervical avançado.