Novo Veículo de Combate Anfíbio da Iveco já está em testes

Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA já estão a testar o novo Veículo de Combate Anfíbio desenvolvido pela ‘BAE Systems’ e pela ‘Iveco Defence Vehicles’. As empresas vão fornecer para teste 16 veículos.

Novo Veículo de Combate Anfíbio da Iveco já está em testes
Novo Veículo de Combate Anfíbio da Iveco já está em testes. Foto: © DR

O primeiro de 16 protótipos de Veículos de Combate Anfíbios 1.1 (ACV, sigla em inglês) foi entregue pela ‘BAE Systems’ ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. O ACV 1.1 é uma plataforma de combate totalmente anfíbia com rodas 8×8 que pode ser colocada ou retirada da água a partir de um navio no mar.

O ACV 1.1 aproveita uma plataforma já existente e fornecida pela ‘Iveco Defence Vehicles’, altamente eficaz no mar e que proporciona uma mobilidade superior em terra, com sistemas de sobrevivência de última geração.

A ‘Iveco Defence Vehiclestem “um longo passado na construção de plataformas polivalentes, blindadas e seguras, incluindo soluções para operações anfíbias”, indicou Vincenzo Giannelli, presidente e CEO da ‘Iveco Defence Vehicles’. “Esta experiência, juntamente com o trabalho da equipa dedicada ao ACV com a ‘BAE Systems’ permitiu-nos entregar o primeiro destes veículos antes do tempo previsto”.

A solução da ‘BAE Systems’ está de acordo com as exigências do Corpo de Fuzileiros Navais para uma plataforma acessível e pronta para produção, com design adicional para força de proteção, mobilidade em água e terra, transportabilidade e capacidade de sobrevivência.

O Veículo de Combate Anfíbio ACV 1.1 está equipado com um motor ‘FPT Industrial Cursor 16’ de 700 cavalos de potência, proporcionando um aumento significativo de potência sobre o modelo ‘Assault Amphibious Vehicle’ (AAV) atualmente a ser operado pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

O veículo ACV 1.1 destaca-se em mobilidade todo-o-terreno, tem uma estrutura de assento suspenso interior para 13 militares, posições de atenuação de explosão para uma tripulação constituída de três militares, sobrevivência melhorada e força de proteção superior aos sistemas atualmente existentes.

O Corpo de Fuzileiros dos EUA estabeleceu, em novembro de 2015, com a ‘BAE Systems’ um contrato para a fase de Engenharia, Desenvolvimento e Produção (EDP) do programa ACV 1.1. Durante esta fase, a ‘BAE Systems’, apoiada pelos peritos da ‘Iveco Defence Vehicles’, vai produzir 16 protótipos que serão testados pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

A ‘BAE Systems’ tem mais de 70 anos de experiência na conceção e construção de veículos anfíbios e é a fornecedora líder de veículos de combate, tendo produzido mais de 100 mil sistemas para clientes em todo o mundo.

A ‘Iveco Defence Vehicles’ tem experiência comprovada, tendo projetado e construído mais de 30.000 veículos polivalentes militares, protegidos e blindados, e que estão ainda ao serviço.