Novos cursos em Curadoria e Documentação de Arte na Escola das Artes no Porto

Universidade Católica em parceria com a Fundação Serralves lança cursos de pós-graduação em Curadoria e Documentação de Arte na Escola das Artes no Porto. As inscrições estão abertas até 6 de outubro.

Novos cursos em Curadoria e Documentação de Arte na Escola das Artes no Porto
Novos cursos em Curadoria e Documentação de Arte na Escola das Artes no Porto

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, em parceria com a Fundação de Serralves, acaba de lançar duas novas pós-graduações: uma em Curadoria e outra em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea. Uma oferta formativa que é única no país, e com inscrições abertas até ao dia 6 de outubro.

Os cursos de pós-graduação pretendem refletir sobre a importância e atualidade dos estudos de curadoria no contexto da história da arte e dos estudos culturais e, ainda, analisar as diferentes tipologias de criação artística contemporânea para a aplicação de métodos e técnicas de documentação, respetivamente.

O objetivo da pós-graduação em Curadoria é preparar futuros curadores, críticos e pesquisadores de arte que desejem trabalhar em museus, galerias, espaços e projetos dedicados à arte contemporânea. Este curso alia a componente teórica à prática, com o desenvolvimento de um projeto curatorial, desde a conceção à apresentação pública de uma exposição, com a oportunidade de trabalhar com convidados do meio artístico.

A pós-graduação conta com a participação de Nuno Faria (ex-diretor artístico do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e futuro responsável pela direção artística dos Museus do Porto), Luiz Camillo Osório (crítico de arte e professor de Estética da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Sabeth Buchmann (crítica de arte e professora na Academia de Belas Artes de Viena) e Alexandra Balona (investigadora e curadora independente), entre outros.

O objetivo da pós-graduação em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea é explorar a dinâmica e a diversidade da arte contemporânea, preparando os alunos para a eleição dos métodos e técnicas de documentação apropriados.

O curso desenhado com base na experiência de especialistas e profissionais, prevê, ainda, a participação de diversos convidados nacionais e internacionais, que, através de seminários especializados, ligarão os estudantes à realidade profissional.