Número de candidatos ao ensino superior diminuiu na 1ª fase de acesso

Número de candidatos ao ensino superior público, 2018/2019, diminuiu em relação a 2017, em 5,6%, na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso. Este ano há 49.624 estudantes candidatos, correspondendo a 57% dos alunos inscritos nos exames do 12º ano.

0
Número de candidatos ao ensino superior diminuiu na 1ª fase de acesso
Número de candidatos ao ensino superior diminuiu na 1ª fase de acesso. Foto: Rosa Pinto

São 49.624 os estudantes candidatos ao ensino superior público inscritos na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) para o ano letivo de 2018-2019. Este número representa cerca de 57% do número de estudantes inscritos nos exames nacionais do 12º ano.

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) indicam que o número total de candidatos diminui 5,6% face ao ano anterior, uma redução que é equivalente ao número de estudantes do 12º do ensino secundário inscritos em 2018 nos exames nacionais.

Verifica-se, no entanto, que pelo 4º ano consecutivo a percentagem de candidatos ao ensino superior público em relação ao número de alunos do 12º ano inscritos em exames nacionais é superior a 55%, situando-se este ano nos 57%, menos 1% em relação a 2017.

O MCTES lembrou que Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público inclui mais duas fases. A 2ª fase do CNA ao ensino superior público decorre entre 10 e 18 de setembro, enquanto a 3ª fase decorre entre 4 e 8 de Outubro.

Para além dos CNA, e adicionalmente, continuam abertos os outros mecanismos de acesso ao ensino superior público, designadamente através de formações curtas, ou seja dos cursos de Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e de concursos especiais, entre outros.

O MCTES lembrou que os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso são divulgados na segunda-feira, 10 de setembro, no website da Direção-Geral do Ensino Superior. Os resultados podem também ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.

Evolução dos candidatos ao ensino superior na primeira fase do CNA. Dados do MCTES
Evolução dos candidatos ao ensino superior na primeira fase do CNA. Dados do MCTES
Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!