“O fio da Macaquinha”: Uma estreia da Companhia de Dança de Almada em maio

Companhia de Dança de Almada estreia a 28 e 29 de maio, no Auditório Fernando Lopes-Graça, um novo espetáculo para o público infantojuvenil. "O fio da Macaquinha" é uma criação de Ana Lázaro e Inês Pedruco, com cenografia e figurinos de Catarina Pé-Curto.

"O fio da Macaquinha": Uma estreia da Companhia de Dança de Almada em maio. Foto: DR

A Companhia de Dança de Almada estreia um novo espetáculo para o público infantojuvenil, “O fio da Macaquinha” é uma criação de Ana Lázaro e Inês Pedruco, com cenografia e figurinos de Catarina Pé-Curto. A peça sobe ao palco no Auditório Fernando Lopes-Graça no dia 28 e 29 de maio.

A história em “O fio da Macaquinha” tem na base: “Um grupo de crianças brinca num Pátio entre os prédios da Cidade, sempre que regressam da Escola… Este é um Pátio especial: naquele lugar, cada uma das Crianças é um Animal diferente: há a Girafa, o Sapo, o Cão, o Gato, o Pássaro … e a Macaquinha.

Um dia o Pátio, a Escola e toda a Cidade fecham. E as crianças são forçadas a brincar dentro das suas casas. Enquanto espreitam os amigos pelas janelas, descobrem que há fios invisíveis que os ligam uns aos outros, e a todos aqueles de quem gostam. E que o Mundo está cheio desses fios invisíveis mas fortes, que nos unem, mesmo quando estamos longe de quem gostamos.”

Aqui “O fio da Macaquinha” fala-nos pois, sobre a relação entre pessoas: sobre os fios que nos ligam, e que nos permitem sentir próximos uns dos outros.

Até à estreia, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, no Auditório Fernando Lopes-Graça, os ensaios desenvolvem-se nos estúdios da Companhia, em Almada.

A Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes da criação artística, formação em dança e programação cultural. A companhia foi fundada por Maria Franco, e iniciou atividade como companhia profissional de Dança Contemporânea em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e estrangeiros, que apresentou em várias digressões e festivais na Suíça, Polónia, Alemanha, Itália, Cabo Verde, Brasil, China, entre outros países.

A Ca.DA tem como missão promover a dança como uma forma de Arte, oferecendo um espaço de trabalho profissional para criadores, coreógrafos, professores e bailarinos.

“O fio da Macaquinha” pela Companhia de Dança de Almada

  • 28 de maio, às 21h00 e 29 de maio, às 16h00
  • No Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada
  • Para maiores de 4 anos
  • Preço: 6 euros e 3 euros para crianças, jovens e seniores
  • As reservas podem ser feitas pelo 212 724 920, ou pelo email auditorio@cma.m-almada.pt