‘O Grande Circo Místico’ estreia em Portugal a 3 de janeiro

‘O Grande Circo Místico’, realizado por Carlos Diegues e coproduzido pela Fado Filmes, estreia a 3 de janeiro em Portugal. O filme que tem a participação de atores portugueses, brasileiros e de um francês, conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense.

‘O Grande Circo Místico’ estreia em Portugal a 3 de janeiro
‘O Grande Circo Místico’ estreia em Portugal a 3 de janeiro. Foto: DR

O filme ‘O Grande Circo Místico’, realizado pelo brasileiro Cacá Diegues (Carlos Diegues), e com a participação dos portugueses Nuno Lopes, Luísa Cruz e David Almeida, dos brasileiros António Fagundes, Marcos Frota e Mariana Ximenes e do francês Vincent Cassel, estreia em Portugal a 3 de janeiro.

O filme, que é a 18ª longa-metragem de Carlos Diegues está nomeado pelo Brasil para a categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira nos prémios da Academia Americana de Cinema.

O filme de Carlos Diegues, um dos nomes mais importantes do cinema e da cultura brasileira, é coproduzido pela Fado Filmes, e foi inspirado no poema de Jorge de Lima, e adaptado de um musical com banda sonora de Chico Buarque e Edu Lobo.

‘O Grande Circo Místico’ que foi integralmente rodado em Portugal conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense. Da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje, acompanha-se, através de Celavi, o mestre-de-cerimónias que nunca envelhece, as aventuras e os amores dos Kieps, do apogeu à decadência, até ao surpreendente final, num filme em que realidade e fantasia se encontram num universo místico.

‘O Grande Circo Místico’ é o quarto filme do realizador brasileiro Cacá Diegues na Seleção Oficial de Cannes, após ‘Bye Bye Brazil’ (1980), ‘Quilombo’ (1984), e ‘Um Trem para as Estrelas’ (1987).