O que diz a União Europeia sobre fugas nos gasodutos Nord Stream

Danos nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que transportam gás da Rússia para a União Europeia, são preocupantes, afirmou o Alto Representante da União Europeia. Uma interrupção deliberada da infraestrutura energética europeia é absolutamente inaceitável.

O que diz a União Europeia sobre fugas nos gasodutos Nord Stream
O que diz a União Europeia sobre fugas nos gasodutos Nord Stream. Foto: © UE

O Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, referiu, que a União Europeia está profundamente preocupada com os danos que se verificaram nos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 e que resultaram em fugas de gás nas águas internacionais do Mar Báltico.

Para Josep Borrell as preocupações com a segurança e o meio ambiente são de extrema prioridade, e estes incidentes não são uma coincidência e afetam-nos a todos.

Todas as informações disponíveis indicam que as fugas de gás são resultado de um ato deliberado, e afirmou: “Apoiaremos qualquer investigação destinada a obter total clareza sobre o que aconteceu e por quê, e tomaremos outras medidas para aumentar a nossa resiliência em segurança energética”.

A Presidente da Comissão Europeia refere-se a sabotagem e indica que “qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética europeia é absolutamente inaceitável e levará a uma resposta mais forte possível”.