O que são vídeos ASMR? E como funcionam?

Dobrar toalhas, descascar frutas, arranhar microfones, ou palavras doces sussurradas ao ouvido, são os fundamentos da Resposta Autónoma Meridiana Sensorial (ASMR, sigla em inglês), que é atualmente uma grande tendência de que possivelmente nunca ouviu falar.

O que são vídeos ASMR? E como funcionam?
O que são vídeos ASMR? E como funcionam? Foto: Arizona State University

Fundada em 2010, a Resposta Autónoma Meridiana Sensorial (ASMR, Autonomous Sensory Meridian Response) é uma sensação relaxante e muitas vezes sedativa que começa no couro cabeludo e desce pelo corpo, e que tem sido designada por “massagem cerebral”.

No YouTube há centenas de vídeos que se destinam a estimular o sentimento. Vídeos como: barras de sabão a ser cortadas em pedaços, uma mulher a brincar com o cabelo, alguém de forma lenta e precisa retirando da embalagem um iPhone.

Se é mais velho do que a maioria dos “tingleheads”, pode ver o programa do pintor Bob Ross de televisão dos EUA ‘Joy of Painting? É um ASMR de cabeça aos pés.

As celebridades têm vindo a gravar vídeos de ASMR. A Kentucky Fried Chicken tem um anúncio com o tema ASMR. (Sobre o assunto o executivo da KFC, Kevin Hochman, referiu ao The Washington Post: “Há muito conforto associado à ASMR, e é isso que nossa comida oferece”.)

Os adeptos dos vídeos ASMR dizem que os ajuda a dormir e a lidar com o stresse. Alguns relatam sentir-se melhor depois de assistir aos vídeos ASMR.

Ainda não se conhecem estudos sobre como os vídeos ASMR funcionam mas alguns psicólogos têm vindo a apresentar algumas ideias.