Olena Zelenska pede apoio na Web Summit em Lisboa

Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, apela na Web Summit, em Lisboa, que a comunidade tecnológica apoie a Ucrânia face à invasão, onde a “Rússia coloca a tecnologia ao serviço do terror”.

Olena Zelenska pede apoio na Web Summit em Lisboa
Olena Zelenska pede apoio na Web Summit em Lisboa. Foto: TVEuropa

Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, na Web Summit, em Lisboa, afirmou que na invasão do seu país a “Rússia coloca a tecnologia ao serviço do terror” e onde são usados diversos meios tecnológicos em “ataques terroristas da Rússia às cidades ucranianas”

Na sessão de abertura da conferência Web Summit 2022, Olena Zelenska pediu ajuda à comunidade de tecnologia no apoio à Ucrânia e que através da Olena Zelenska Foundation prestem ajuda humanitária e procurem restaurar as instalações educativas e médicas na Ucrânia.

Durante a intervenção Olena Zelenska mostrou algumas das consequência que a invasão russa na Ucrânia tem vindo a provocar, referindo que “as distopias sobre as quais lemos nos romances de ficção científica e todas as ameaças de destruição da vida estão muito mais perto do que se imagina. Sentimos isso na Ucrânia por causa do terror russo – porque A Rússia coloca a tecnologia a serviço do terror.”

A tecnologia está agora no “campo de batalha” da invasão russa da Ucrânia, onde drones e mísseis estão a matar famílias. Ora para Olena Zelenska a tecnologia deve ser usada para salvar as pessoas e não para as matar, e afirmou: “Acredito que a tecnologia deve ser usada para criar, salvar e ajudar as pessoas, não para destruir. Acredito que essa tecnologia é o futuro. Se não for, simplesmente não haverá um futuro pelo qual ansiar”.

A primeira-dama da Ucrânia dirigiu-se aos participantes na conferência e referiu: “São a força que move o mundo. Têm um potencial e tecnologias que podem ajudar, mas não destruir. Estou certa que, ajudando a Ucrânia, podem mover o mundo na direção certa. Então convido-vos a fazê-lo. Vamos fazê-lo juntos.”

Olena Zelenska descreveu ainda o trabalho que a sua fundação, recentemente criada, referindo: “Acredito que a nossa grande a vitória consiste em pequenos. Pequenas vitórias de cada pessoa. Vitórias sobre o frio, a fome e desespero”.