Olisipíadas de 2017 já estão em marcha

Jogos da cidade de Lisboa - Olisipíadas de 2017, dão arranque à candidatura de Lisboa a ‘Capital Europeia do Desporto em 2021’. Os jogos são destinados a crianças e jovens dos 5 aos 14 anos. As inscrições estão abertas de 5 de dezembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017.

Olisipíadas de 2017 já estão em marcha
Olisipíadas de 2017 já estão em marcha. Foto: © DR

A partir do dia 5 de dezembro estão abertas as inscrições para a participação na 3ª edição das Olisipíadas, os jogos da cidade de Lisboa. Uma iniciativa organizada pelo Município de Lisboa e pelas 24 freguesias da cidade, em parceria com os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, as Associações e Federações desportivas, clubes da cidade e agrupamentos escolares.

Após o sucesso das duas edições anteriores das Olisipíadas a próxima edição vai decorrer de janeiro a maio, com a fase local das competições e nos dias 3 e 4 de junho a fase final.

Na edição de 2016 o número de inscritos foi de 8.330, que participaram em 90 eventos desportivos realizados em 54 locais da cidade, num total de 300 horas de atividade desportiva. Um evento desportivo que apenas com duas edições já se encontra consolidado e tem uma ação mobilizadora “que envolve todos os agentes desportivos de Lisboa”.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) espera para a edição de 2017 “um aumento substancial de inscrições”. As Olisipíadas proporcionam “vários momentos de alegria e convívio” entre “as crianças e jovens da cidade”.

As Olisipíadas são em muitos casos “o primeiro contacto com a prática desportiva para todas as crianças e jovens, dos 5 aos 14 anos, e fomentam a prática desportiva regular junto do movimento associativo de Lisboa”.

A edição de 2017 vai ter a caraterística de reforçar a candidatura de Lisboa a ‘Capital Europeia do Desporto em 2021’, definindo “o início da caminhada até 2021”, fomentando “o desporto nos jovens para despertar futuros desportistas”.

A CML indicou que vai ser incluída “mais uma modalidade desportiva, o karaté, e assim, passam a estar disponíveis 13 modalidades desportivas (individuais e coletivas)”, ou seja, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futebol, Ginástica, Judo, Karaté, Natação, Rugby, Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez e “4 modalidades adaptadas para pessoas com deficiência”, Atletismo, Boccia, Goalball e Natação.

Para além da competição, a CML indica que vão ser realizadas cerca “de 20 atividades de experimentação, inseridas num programa de jogos a realizar localmente de acordo com a organização dos agrupamentos de freguesias”.

Em 2017 vão também ser realizadas “várias atividades intergeracionais, nomeadamente: atletismo, xadrez, ténis de mesa e natação”.

A CML indica que as inscrições são gratuitas e vão estar “abertas até dia 15 de janeiro de 2017, data que assinala o arranque dos jogos”. As inscrições podem ser feitas através da Internet. Pode aceder a outras informações sobre as Olisipíadas em www.facebook.com/olisipiadas.