OMS: A monkeypox é uma emergência de saúde pública

No mundo foram relatados mais de 16 mil casos de monkeypox, e continua a crescer, com grande impacto na Europa. A evolução da transmissão leva a Organização Mundial da Saúde a considerar o surto de monkeypox uma emergência de saúde pública.

OMS: A monkeypox é uma emergência de saúde pública
OMS: A monkeypox é uma emergência de saúde pública

Atualmente já foram relatados mais de 16 mil casos de monkeypox (varíola dos macacos) por 75 países e territórios e a ocorrência de cinco mortes, divulgou o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A avaliação da OMS é que o risco de varíola é moderado globalmente e em todas as regiões, exceto na região europeia, onde risco é considerado alto, referiu o Diretor-Geral da OMS, e acrescentou: “Existe também um risco claro de maior disseminação internacional, embora o risco de interferência no tráfego internacional permaneça baixo no momento”.

O responsável da OMS concluiu que existe um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novos modos de transmissão, e sobre os quais se sabe muito pouco e que com base nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional, considera que o “surto global de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional”.