OMS condena o brutal ataque a Hospital em Gaza

Ataque ao Hospital Al Ahli Arab no norte de Gaza resulta em centenas de mortes e feridos. Organização Mundial da Saúde condena ataque e pede a Israel para retirar a ordem de evacuação dos hospitais.

OMS condena o brutal ataque a Hospital em Gaza
OMS condena o brutal ataque a Hospital em Gaza

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado em que “condena veementemente o ataque ao Hospital Al Ahli Arab, no norte da Faixa de Gaza”.

A OMS refere que “o hospital estava operacional, com pacientes, profissionais de saúde e prestadores de cuidados e pessoas deslocadas internamente abrigadas.”

De acordo com os dados que têm vindo a ser divulgados verificaram-se mais de 500 mortos e um número indeterminado de feridos.

“O hospital era um dos 20 no norte da Faixa de Gaza que receberam ordem de evacuação pelos militares israelitas. A ordem de evacuação tem sido impossível de ser executada dada a atual insegurança, o estado crítico de muitos pacientes e a falta de ambulâncias, pessoal, capacidade de camas do sistema de saúde e abrigo alternativo para os deslocados”, indica o comunicado da OMS.

A OMS volta a fazer um apelo para uma “proteção ativa imediata dos civis e dos cuidados de saúde. As ordens de evacuação devem ser revertidas. O direito humanitário internacional deve ser respeitado, o que significa que os cuidados de saúde devem ser ativamente protegidos e nunca visados.”