OMS: Medicamentos para transtornos relacionados ao consumo de álcool

Medicamentos, acamprosato e naltrexona, já estão incluídos na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS para tratamento de transtornos relacionados com o consumo de álcool, em adultos. Medicamentos que são considerados serem eficazes.

OMS: Medicamentos para transtornos relacionados ao consumo de álcool
OMS: Medicamentos para transtornos relacionados ao consumo de álcool. Foto: Rosa Pinto

A Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui, agora, e pela primeira vez, dois medicamentos considerados importantes para o tratamento de transtornos relacionados com o consumo de álcool, em adultos, o acamprosato e a naltrexona.

O consumo de álcool contribui para 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo, bem como para problemas de saúde e deficiências de milhões de pessoas. A OMS estima que em todo o mundo cerca de 300 milhões de pessoas vivam com transtornos por consumo de álcool, incluindo cerca de 150 milhões de pessoas com dependência de álcool.

É a primeira vez que são incluídos na lista de Medicamentos Essenciais, medicamentos para o tratamento de transtornos relacionados com o consumo de álcool. Uma inclusão que é considerada uma decisão histórica de saúde pública ao ser reconhecida a carga significativa de saúde pública associada aos transtornos pelo consumo de álcool e a eficácia do acamprosato e da naltrexona no tratamento.

Ambos os medicamentos – acamprosato e naltrexona – são recomendados para o tratamento da dependência de álcool no Guia de Intervenção da OMS para transtornos mentais, neurológicos e de uso de substâncias em ambientes de saúde não especializados.

Com a alta prevalência e carga de transtornos relacionados com o consumo de álcool e cobertura de tratamento limitada, a inclusão de acamprosato e naltrexona na lista fornecerá opções e escolhas valiosas para pacientes e médicos, podendo reduzir custos e melhorar o acesso a esses tratamentos para os sistemas nacionais de saúde, e assim ajudar mais pessoas.