OMS quer apoiar a Coreia do Norte no combate à COVID-19

Surto de COVID-19 na Correia do Norte preocupa Organização Mundial da Saúde. A Organização está comprometida em ajudar o país com fornecimento de vacinas e outros recursos médicos no combate à pandemia.

OMS quer apoiar a Coreia do Norte no combate à COVID-19
OMS quer apoiar a Coreia do Norte no combate à COVID-19. Foto: Rosa Pinto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação com o surto de COVID-19, na Coreia do Norte, e reiterou o compromisso de apoiar o país na resposta à pandemia.

“A OMS está preocupada e pronta para apoiar o governo e o povo da Coreia do Norte para responder à pandemia e salvar vidas”, refere o comunicado da OMS sobre notícias de mortes e de um grande número de pessoas com febre no país.

“Estamos comprometidos em ajudar o nosso país membro, conforme as necessidades, fornecendo suporte técnico para ampliar os testes, fortalecer a gestão de casos, implementar medidas sociais e de saúde pública específicas da situação e fornecer recursos médicos e medicamentos essenciais”, disse a Diretora Regional da OMS, Poonam Khetrapal Singh.

“Como o país ainda não iniciou a vacinação contra o COVID-19, existe o risco do vírus se espalhar rapidamente entre a população, a menos que seja reduzido com medidas imediatas e apropriadas”, disse Khetrapal Singh.

É importante que todos os países, independentemente de seu status de transmissão COVID-19, implementem a vacinação COVID-19, que protege contra doenças graves e morte, referiu a responsável da Região do Sudeste Asiático da OMS.

A OMS continua a trabalhar com as autoridades nacionais, fornecendo-lhes as informações necessárias sobre as vacinas COVID-19 disponíveis através da COVAX, esclareceu a OMS em comunicado.

A OMS apoiou a Coreia do Norte, que é um país elegível para receber vacinas COVID-19 por meio da COVAX, a desenvolver um plano de implantação da vacina COVID-19 junto com as organizações parceiras – UNICEF e GAVI.

“A pandemia está longe de terminar. Cada país deve implementar medidas sociais e de saúde pública personalizadas e proteger sua população com vacinas COVID-19, priorizando a população vulnerável, como profissionais de saúde, idosos e aqueles com condições subjacentes que os colocam em risco de doença grave e morte por COVID-19 ”, concluiu a Diretor Regional da OMS.