ONE anuncia frota de 12 porta-contentores biocombustível a metanol

ONE anuncia contratos para a construção de 12 porta-contentores de combustível duplo de metanol com tecnologia de ponta, para transformar o transporte marítimo sustentável. Os porta-contentores devem entrar ao serviço a partir de 2027.

ONE anuncia frota de 12 porta-contentores biocombustível a metanol
ONE anuncia frota de 12 porta-contentores biocombustível a metanol

A Ocean Network Express (ONE) anuncia a assinatura de contratos de construção marítima com a Jiangnan Shipyard e a Yangzijiang Shipbuilding, para construção total de doze navios porta-contentores de 13 mil TEU biocombustível e metanol. Cada estaleiro de construção construirá seis navios, com entrega prevista a partir de 2027.

Com este contrato a ONE marca uma mudança para navios de combustível duplo de metanol, o que para a empresa representa um papel fundamental no alcance dos objetivos de sustentabilidade, como parte da Estratégia Verde.

A ONE indica que os navios foram projetados com a capacidade de flexibilidade e agilidade, que se integrarão na rede global e dinâmica e em evolução da empresa. Refere ainda que o investimento e compra estão alinhados com a rigorosa política de aquisições da ONE, com o objetivo de satisfazer a procura dos clientes e ser adaptável a qualquer mudança futura nas cadeias de abastecimento globais sustentáveis.

No atual panorama marítimo, prevê-se que o metanol tenha um potencial significativo nas reduções de emissões, refere a ONE, e frisa que estes porta-contentores terão tecnologias de ponta, como o desenho otimizado do casco, sistemas de recuperação dos gases de escape e da colocação à proa de um “pára-vento”.

Os navios serão equipados com um sistema de lubrificação do ar e um gerador de eixo, para ajudar a explorar potenciais melhorias na eficiência de combustível e na redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), inovações podem ajudar a acelerar os esforços de descarbonização e garantir que o cumprimento está alinhado com os regulamentos do setor de transporte marítimo, refere a ONE.

“A nossa decisão de investir em navios de combustível duplo a metanol está alinhada com a Estratégia Verde da ONE como parte de nossas principais iniciativas. A nova frota é fundamental para alcançar o nosso objetivo de operar com os primeiros navios de combustível alternativo até 2030 e marca um passo significativo na nossa jornada em direcção a uma indústria marítima mais verde e sustentável”, sublinhou Jeremy Nixon, CEO da ONE.

A ONE Green Strategy indica que tem o objetivo ambicioso de alcançar emissões líquidas zero (GEE), abrangendo os âmbitos 2 e 3, até 2050.

Para alcançar esse objetivo, a transição do combustível convencional para combustíveis alternativos é definida como pilar-chave das iniciativas verdes da ONE, e explica que é consistente com a Eficiência Operacional, Investimento Verde e Combustíveis Alternativos nas nossas iniciativas chave.