Open House Lisboa 2022 regressa a 14 e 15 de maio

Visitas, Passeio Sonoro, Percursos Urbanos, Visitas Acessíveis, Atividades Júnior e um Programa Plus fazem parte da 11º edição do Open House Lisboa, que se realiza a 14 e 15 de maio de 2022. Oportunidade para conhecer a arquitetura exterior e interior da cidade.

Open House Lisboa 2022 regressa a 14 e 15 de maio
Open House Lisboa 2022 regressa a 14 e 15 de maio. Foto: © Filipe Pombo

O Open House Lisboa está de regresso e vai decorrer no fim-de-semana de 14 e 15 de maio de 2022. Um evento que promove uma visão sobre a arquitetura da cidade de Lisboa, abrindo portas de espaços públicos e privados, contemporâneos ou históricos, com visitas guiadas a diversos espaços mas também através de percursos urbanos em que especialistas vão desvendado. Um passeio sonoro está disponível para se feito de forma livre e em qualquer altura.

Nesta 11.ª edição do Open House Lisboa, a iniciativa apresenta 69 espaços, em Lisboa e Almada, 40 dos espaços estão disponíveis pela primeira vez, neste evento comissariado pelos Aurora Arquitectos, e que tem como tema “A Rebeldia do Invisível”. A proposta do atelier fundado por Sofia Couto e Sérgio Antunes passa por pensar a dualidade entre a intervenção interior e exterior.

Nesta cidade em permanente transformação, cada novo projeto contribui para um património coletivo. Os exteriores, mais limitados pelas normas urbanísticas que procuram preservar a identidade coletiva, contrastam com espaços interiores, em que a transformação invisível no domínio do privado mostra novas formas de habitar.

O artista Daniel Blaufuks apresenta neste Open House Lisboa 2022 o Passeio Sonoro de tom intimista, Do Cais do Sodré ao Rossio. Um passeio por uma Lisboa feita arquivo de recordações cristalizadas com nitidez fotográfica, que como os passeios sonoros das edições anteriores estão disponíveis no SoundCloud e no Spotify do Open House Lisboa.

As Visitas Acessíveis e atividades Júnior oferecem que este ano um conjunto de visitas sensoriais para pessoas cegas e com baixa visão, com deficiência cognitiva, crianças dos 6 aos 12 anos e famílias. O programa inclui uma visita em Língua Gestual Portuguesa à sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Palácio Sinel de Cordes.

Em 2022, o Open House Lisboa propõe cinco Percursos Urbanos acompanhados, em Lisboa, por Flávio Lopes, Joana Stichini Vilela, Lucinda Correia e Vítor Belanciano e em Almada por Paula Melâneo.

As coleções são roteiros temáticos com a sugestão de espaços com visitas livres ou para explorar bairros, de modo a simplificar a experiência neste evento e o programa Plus, que complementa e valoriza as visitas com performances, concertos, ensaios e exposições.

O evento Open House Lisboa é coproduzido pela Trienal de Lisboa e a EGEAC e conta com as parcerias estratégicas da Câmara Municipal de Lisboa e da Câmara Municipal de Almada.