Operação policial trava produção de passaportes falsos em Barcelona

Polícia com apoio da Europol desmantela, em Barcelona, rede criminosa de falsificação de documentos de identidade. Apreendidos 2.000 passaportes e cartões de identidade falsificados de 56 nacionalidades.

Operação policial trava produção de passaportes falsos em Barcelona
Operação policial trava produção de passaportes falsos em Barcelona. Foto: DR

A Europol divulgou hoje, 8 de outubro de 2021, os resultados de uma operação policial em Barcelona, em 28 de julho de 2021, onde estiveram envolvidos agentes da Polícia Nacional Espanhola e da Polícia da Cidade de Barcelona, com o apoio da Europol. A operação desmantou um grupo de crim envolvido em crimes contra o património, imigração ilegal e fraude documental.

A operação policial incidiu sobre 3 locais e resultou em 3 prisões e várias apreensões: dispositivos móveis; quase 2.000 passaportes e cartões de identidade falsos de 56 nacionalidades diferentes, cerca de 13 mil euros em dinheiro; caderno com o registo da atividade criminosa (pedidos, preços, entregas); equipamentos para falsificação de documentos, incluindo duas impressoras, uma máquina para laminação e um scanner, um laptop dedicado, uma máquina de impressão, ferramentas para cortar profissionalmente os documentos, tintas UV, sprays, plásticos com medidas oficiais de segurança, cinegramas, chips para cartões de identidade, agulhas e fios para costurar passaportes.

A rede criminosa esteve envolvida na contrafação e distribuição de documentos falsos, refere a Europol. Uma rede que também traficava documentos genuínos, roubados na Espanha. Documentos que foram usados ​​por pessoas com características físicas semelhantes de países do Oriente Médio para facilitar sua entrada ilegal na União Europeia.

Durante o dia da operação em julho, uma intervenção na casa do principal suspeito em Barcelona levou ao desmantelamento de um sistema de impressão de documentos falsos. Os documentos falsos eram produzidos com recursos de segurança de alta qualidade, como hologramas UV. A Europol refere que a investigação revelou que tinham sido encomendados mil recursos semelhantes para a produção de documentos de identidade franceses e 10 mil para documentos de identidade espanhóis.

Nesta operação de combate ao crime a Europol facilitou o intercâmbio de informações e forneceu apoio analítico. No dia da ação, a Europol implantou um posto de comando virtual para permitir o intercâmbio de informações em tempo real e o cruzamento de informações operacionais com as bases de dados da Europol para fornecer pistas aos investigadores no terreno. A Europol também enviou um perito a Barcelona para prestar apoio técnico na extração de dados e análise de provas digitais.