Ornatos Violeta no NOS Alive 2019, a 11 de julho

No primeiro dia do NOS Alive’19, 11 de julho, um concerto especial de Ornatos Violeta. A Banda de Manuel Cruz celebra 20.º aniversário de “O Monstro Precisa de Amigos” no Passeio Marítimo de Algés.

0
Ornatos Violeta no NOS Alive 2019, a 11 de julho
Ornatos Violeta no NOS Alive 2019, a 11 de julho. Foto: DR

O NOS Alive’19 acaba de confirmar, para o primeiro dia do festival, dia 11 de julho, a atuação especial de Ornatos Violeta no Palco NOS. A banda vai brindar o público com a interpretação integral da sua obra seminal, “O Monstro Precisa de Amigos”.

O último alvo de originais dos Ornatos Violeta, editado a 22 de novembro de 1999, “O Monstro Precisa de Amigos”, superou as expectativas criadas pelo disco de estreia, “Cão!”, e confirmou o talento de Manel Cruz (voz), Nuno Prata (baixo), Peixe (guitarra), Kinörm (bateria) e Elísio Donas (teclados) na composição de canções intemporais que, ano após ano, continuam a ser descobertas, recuperadas ou interpretadas pelas gerações mais novas.

O caso de “Capitão Romance”, que conta com o convidado especial Gordon Gano, dos Violent Femmes, uma das maiores referências dos Ornatos Violeta, a cantar em português, “Chaga”, “Dia Mau” ou “Ouvi Dizer”, com a participação especial e inolvidável de Vítor Espadinha, com verdadeiros tesouros do cancioneiro nacional.

Produzido por Mário Barreiros, “O Monstro Precisa de Amigos” foi o habitual “difícil segundo disco” que acabaria por se revelar o magnum opus da banda, quer a nível comercial, atingindo a marca de Platina quer, sobretudo, na receção pelos fãs e crítica especializada, com a BLITZ a considerá-lo o terceiro Melhor Álbum Português editado nos anos 90 e um dos 25 melhores álbuns nacionais editados entre 1960 e 2000.

Formados no Porto em 1991, os Ornatos Violeta estiveram em atividade perto de uma década, durante a qual conquistaram o estatuto de banda de culto, graças aos dois álbuns editados e às suas intensas prestações em concerto. Em 2002 anunciaram a separação, regressando em 2012 para a celebração dos 20 anos da sua formação, com oito concertos especiais. Em 2019 voltam, para comemorar mais um marco, porque, 20 anos depois, “O Monstro (ainda) Precisa de Amigos”.

Artistas já confirmados no NOS Alive’19: Bon Iver, The Cure, Curadoria Bridgetown (Carla Prata, Dillaz, DJ Dadda, Nubai Soundsystem, Plutonio, Saint Jhn, Trace Nova e Lé Vie), Jorja Smith, Pip Blom, The Smashing Pumpkins, Sharon Van Etten, Tash Sultana, Thom Yorke.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!