Orquestra de Câmara Portuguesa no CCB

Concerto de Aniversário da Orquestra de Câmara Portuguesa, 2007-2017, no CCB, a 13 de setembro, às 21h00, no Grande Auditório a Orquestra de Câmara Portuguesa & Jovem Orquestra Portuguesa, sob a direção musical e apresentação de Pedro Carneiro.

0
1
Partilhas
Orquestra de Câmara Portuguesa
Orquestra de Câmara Portuguesa. Foto: Patrícia Andrade

A Orquestra de Câmara Portuguesa continua a celebrar uma década de existência. No dia 13 de setembro, no CCB, às 21h00, a Orquestra apresenta um concerto com duas obras que tiveram um impacto estrondoso na história da música. Em conjunto com a Jovem Orquestra Portuguesa, serão apresentadas a Sinfonia n.º 3 em Mi Bemol Maior de L.V. Beethoven e A Sagração da Primavera de Stravinski. Quando foram interpretadas pela primeira vez “ficaram para sempre como momentos de espanto, admiração, rutura e até tumulto.”

Composta entre a Primavera de 1803 e maio de 1804, a Sinfonia n.º 3 de Beethoven foi originalmente dedicada a Napoleão Bonaparte, que Beethoven considerava um símbolo da luta pela libertação da Europa. Quando Napoleão se fez coroar imperador, o compositor sentiu-se traído pelo seu ‘herói’ e rasgou a página da dedicatória, substituindo-a por outra que dizia: ‘Sinfonia Heroica, composta para celebrar a memória de um grande homem’.

Devido ao génio de Beethoven, a sinfonia rompe claramente com o passado, quer pela dimensão, pela grandiosidade, mas sobretudo, pela forma como o compositor se expõe a ele próprio através da música, a ponto de Joseph Haydn, presente na estreia da Sinfonia, ter proclamado: “tudo será diferente a partir daqui”.

Igualmente marcante, A Sagração da Primavera protagonizou aquela que é, talvez, a estreia mais famosa de sempre de um espetáculo, com a polícia a ter que intervir para acalmar os ânimos do público presente no teatro. Mais de cem anos depois, não restam dúvidas de que ‘A Sagração da Primavera’ de Stravinski representou de facto uma rutura com os cânones estabelecidos, deixando em aberto todo um mundo de novas possibilidades.

Jovem Orquestra Portuguesa
Jovem Orquestra Portuguesa.Foto: Patricia Andrade

Para além do concerto, durante os dias 9 a 13 de setembro, será exibido o filme ‘Ensaio’ de Patrícia Andrade, um filme que nasceu da observação e registo dos ensaios de vários programas da Orquestra de Câmara Portuguesa. O filme será exibido das 11h00 às 21h00 no Espaço Bilheteira, a entrada é livre.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz