Orquestra Jazz de Matosinhos faz ações educativas

Orquestra Jazz de Matosinhos com ambicioso programa educativo em 2019. O programa educativo em Jazz inclui ações com escolas e famílias, e envolve mais de mil e cem pessoas.

Orquestra Jazz de Matosinhos faz ações educativas
Orquestra Jazz de Matosinhos faz ações educativas. Foto: DR

O jazz é a “música que permite todas as imaginações” referiu o escritor argentino Julio Cortázar, citado por Jorge Marmelo, em comunicado do Município de Matosinhos. Essas “virtudes lúdicas e criativas” do jazz “vão poder ser comprovadas durante o ano de 2019 pelas mais de mil e cem pessoas que vão estar envolvidas no ambicioso programa educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM).

A Orquestra de Famílias de Matosinhos já começou, mas vai também haver “concertos de jazz em pré-escolas, crianças a aprender a improvisar, ateliers de música digital ou concertos que juntam a comunidade escolar e os músicos da mais conceituada big band portuguesa.”

Celebrados os 22 anos de existência, a OJM vai intensificar a relação com a comunidade de Matosinhos, agora que dispõe de “novas instalações no centro cultural da Real Vinícola, onde está também instalada a Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura.“

Na nova sala-estúdio do Centro de Alto Rendimento Artístico da orquestra, a OJM começou a receber as sessões da Orquestra de Famílias de Matosinhos, que possui 120 participantes.

Ao longo de 22 fins-de-semana, e a um ritmo quinzenal, num ambiente descontraído e bem-disposto, pais, filhos, avós, primos e tios vão poder criar, cantar e tocar os mais variados instrumentos.

A orquestra de famílias vai também realizar dez sessões mensais abertas a quem queira acompanhar os progressos deste feliz encontro de gerações, bem como três apresentações públicas. Para os “artistas de casa” que pretendam melhorar o canto, estão “previstas duas sessões da iniciativa Singing Circle.”

Os ensaios da Grande Pesca Sonora, a iniciativa que junta os músicos da OJM e oitenta alunos das escolas Augusto Gomes, Gonçalves Zarco e Abel Salazar, de várias faixas etárias, estão em andamento. O resultado final da iniciativa, (que já tem alguns anos de existência), vai ser exposto num espetáculo a realizar em maio, no espaço da antiga tanoaria da Real Vinícola.

As crianças de dez estabelecimentos de ensino pré-escolar vão ter um primeiro contacto com o swing e com a fantasia do jazz. Os concertos de Jazz vão decorrer em dez estabelecimentos de ensino pré-escolar, e abrangem um total de 150 crianças.

Mais 350 alunos, de quatro escolas do concelho, vão participar, a partir de março, nas 42 sessões da iniciativa CIMA-Crianças Improvisadoras de Matosinhos, que vão permitir iniciar “os mais novos nos princípios básicos da improvisação que caracterizam este género musical.”

A Orquestra Jazz de Matosinhos vai acolher dez jovens formandos no software Myjazzband, desenvolvido pela OJM e que permitirá criar um concerto digital de jazz improvisado, e desta forma demonstrar que a tecnologia não tem de ser inimiga da criatividade.

O programa educativo da OJM inclui ainda um curso de programação em Python, que explora as relações entre a matemática, a criação musical e a composição.