Orquestra XXI no CCB com violoncelista Pavel Gomziakov

Orquestra XXI no CCB, dia 8 de setembro, com o violoncelista Pavel Gomziakov e direção musical de Dinis Sousa. No grande auditório, às 17h00, o programa abre com a peça premiada da compositora Ana Seara.

Orquestra XXI no CCB com violoncelo Pavel Gomziakov
Orquestra XXI no CCB com violoncelo Pavel Gomziakov. Foto: DR

A Orquestra XXI regressa ao CCB no final do verão, 8 de setembro, desta vez com o extraordinário violoncelista Pavel Gomziakov a interpretar o Primeiro Concerto de Shostakovich, um dos mais emblemáticos e desafiantes do repertório para violoncelo.

O programa abre às 17h00, no grande auditório, com uma peça premiada da compositora Ana Seara, que se tem destacado entre a nova geração de compositores em Portugal, e termina com a última sinfonia de Brahms, exemplo perfeito do génio inexcedível do compositor alemão e uma das mais importantes sinfonias de todo o repertório sinfónico.

“’Tua Lágrima em mim’, para orquestra de câmara composta em 2009, teve a sua estreia em Maio do mesmo ano, pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, decorrente de uma encomenda. É, portanto, uma surpresa e, simultaneamente, uma grande satisfação vê-la viva e revisitada, desta feita pela Orquestra XXI que, literalmente, vi nascer e acompanho com felicidade e contentamento. Felizmente, esta obra não ficou esquecida na gaveta ou estante, como, para meu regozijo, tem acontecido com outras obras da minha autoria”, escreveu Ana Seara.

A compositora acrescentou ainda que “10 anos passados, esta lágrima minha terá, com toda a certeza, características perdidas do início da minha carreira profissional, mas outras permanecerão, também, na minha linguagem atual. Tua lágrima em mim foi escrita em homenagem aos meus pais que, à data, celebravam 25 anos de casamento. Desta feita, 10 anos depois celebramos a ‘vida’ desta obra e os 35 de união daqueles cujos genes, valores e vivências carrego, em mim, em cada lágrima”.

Programa
Ana Seara (1985) Tua Lágrima em Mim
Dmitri Shostakovich (1906-1975) Concerto para violoncelo n.º 1
Johannes Brahms (1833-1897) Sinfonia n.º 4 em Mi menor, op. 98