Em resposta à ameaça da Administração dos EUA de assumir a posse da Gronelândia, a posição da França foi expressa pelo Presidente Emmanuel Macron na rede social X, onde afirma que “a França está comprometida com a soberania e a independência das nações, na Europa e em qualquer outro lugar. Este princípio orienta as nossas escolhas. Ele sustenta o nosso compromisso com as Nações Unidas e a sua Carta.”
Com o Presidente dos EUA, Donald Trump, a ameaçar os vários países, que começaram a deslocar militares para um exercício conjunto na Gronelândia, com tarifas, o Presidente de França afirma na rede social X que “decidimos juntar-nos ao exercício iniciado pela Dinamarca na Gronelândia. Mantemos esta decisão. Isto deve-se também ao facto de estar em causa a segurança no Árctico e na própria fronteira da nossa Europa”.
Emmanuel Macron afirma: “Nenhuma intimidação ou ameaça nos poderá influenciar, nem na Ucrânia, nem na Gronelândia, nem em qualquer outro lugar do mundo, quando confrontados com situações como estas”, e acrescenta: “As ameaças tarifárias são inaceitáveis e não têm lugar neste contexto. Os europeus responderão de forma unida e coordenada se estas se confirmarem. Garantiremos o respeito pela soberania europeia.”














