Os ‘Heróis da Fruta’ precisam do seu voto

Chegou o momento da votação nos vídeos criados pelos 53.399 alunos de 480 escolas de todos os distritos e regiões de Portugal, que participam da 6ª edição do projeto, da APCOI, ‘Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável’.

Fruta
Fruta. Foto: Rosa Pinto

Na competição escolar, ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’, e com recurso às novas tecnologias de informação, as crianças partilham canções originais que transmitem as lições que aprenderam sobre hábitos de alimentação saudável.

O projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ envolve 53.399 alunos de 480 escolas de todo o país, incluindo as regiões da Madeira e dos Açores, alunos que agora convidam os adultos para eleger os finalistas de cada distrito através do seu voto, para que a ‘fruta vença’.

A competição decorre no sítio Web www.heroisdafruta até 10 de março e vai eleger 80 finalistas, quatro por cada uma das regiões. Pode aceder aos 480 vídeos das escolas participantes de todas as regiões do país em https://goo.gl/iKB0ZV. Vote!

Mário Silva, presidente e fundador da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e mentor do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’, citado em comunicado, indica que “cada voto em qualquer hino da fruta reverte como donativo para a ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’, um fundo social que permite à APCOI distribuir gratuitamente cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país”.

“Todas as pessoas que votarem nos hinos da fruta ficarão também habilitadas a ganhar fantásticos prémios. São mais de mil experiências à escolha para parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões. Além disso, há um superprémio que é uma viagem de sonho aos Açores”, lembrou Mário Silva.

O Projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ é uma iniciativa da APCOI que abrange jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

‘Heróis da Fruta’
‘Heróis da Fruta’ © Agenciazero.net

A iniciativa da APCOI é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal.

De acordo com a APCOI e tendo por base dados estatísticos, “o modelo pedagógico dos ‘Heróis da Fruta’ aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam”.

“Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes”, indica a APCOI.