Pacientes de gota aumentam em todo o mundo

Estudo de análise mostra que os pacientes de gota estão a aumentar em todo o mundo. Melhor conscientização, especialmente sobre fatores de risco, diagnóstico e tratamento precoces podem diminuir a prevalência da doença.

Pacientes de gota aumentam em todo o mundo
Pacientes de gota aumentam em todo o mundo. Foto: © Rosa Pinto

A prevalência de gota, uma forma de artrite caracterizada por dor intensa, vermelhidão e sensibilidade nas articulações, aumentou em todo o mundo a uma taxa alarmante de 1990 a 2017, indicam dados de uma análise publicada na “Arthritis & Rheumatology“.

O estudo mostrou que havia aproximadamente 41,2 milhões pacientes de gota em 2017, com a taxa de novos casos diagnosticados de 92 por cada 100.000 pessoas, um aumento de 5,5% em relação a 1990.

A gota foi mais comum em homens e em indivíduos mais velhos. Além disso, a gota tinha era geralmente uma mais alta prevalência nas regiões e países desenvolvidos. Alto índice de massa corporal e função renal comprometida foram fatores de risco para a gota.

“A tendência crescente da carga de gota provavelmente continuará à medida que o envelhecimento global da população estiver a aumentar”, referiu a autora sénior do estuda de análise, Emma Smith, da Universidade de Sydney, na Austrália.

Para a investigadora “as tentativas de diminuir o aparecimento da doença e a carga futura da gota exigem uma melhor conscientização, especialmente sobre fatores de risco, diagnóstico e tratamento precoces”.