Papa Francisco nomeia D. Rui Valério como novo Patriarca de Lisboa

Papa Francisco nomeou D. Rui Valério, atual bispo das Forças Armadas, para o cargo de Patriarca de Lisboa. Presidente da República felicita o novo Patriarca e agradece a D. Manuel Clemente que vinha exercendo o cargo.

Papa Francisco nomeia D. Rui Valério como novo Patriarca de Lisboa
Papa Francisco nomeia D. Rui Valério como novo Patriarca de Lisboa. Foto: Rosa Pinto

O Papa Francisco aceitou a renúncia de D. Manuel Clemente, do cargo de Patriarca de Lisboa e nomeou para o cargo o atual bispo das Forças Armadas D. Rui Valério.

O Presidente da República já felicitou D. Rui Valério pela nova missão, e no momento em que cessa funções como Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Vigário Castrense, agradece-lhe “a dedicação constante e qualificada com que exerceu as suas funções nos últimos cinco anos”.

Do curriculum de Rui Manuel Sousa Valério que consta da nota do Vaticano, o mesmo nasceu em 24 de dezembro de 1964, em Ourém, na diocese Leira-Fátima. Depois de concluir os estudos de filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e os de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, obteve a licenciatura em Teologia Dogmática.

Posteriormente, frequentou o curso de Filologia na Universidade La Sapienza de Roma e o curso de Espiritualidade no Centre International Montfortain em Louvain, na Bélgica.

Fez a profissão religiosa na Companhia de Maria (Monfortinos) em 6 de outubro de 1990 e foi ordenado sacerdote em 23 de março de 1991.

Dos cargos desempenhados consta o de colaborador na Paróquia de Castelverde di Lunghezza, em Roma, o de vigário paroquial em Castro Verde, Diocese de Beja, o de vigário forâneo, vigário paroquial e depois pároco na Póvoa de Santo Adrião, no Patriarcado de Lisboa; capelão Militar no Hospital da Marinha em Lisboa e da Escola Naval em Alfeite.

Dentro do seu Instituto Religioso, em Portugal, foi formador dos Postulantes, conselheiro do Superior Maior para a Delegação e superior local.

Em 27 de outubro de 2018, foi nomeado Bispo Ordinário Militar de Portugal e recebeu a ordenação episcopal em 25 de novembro do mesmo ano.