Papa Francisco recebe em audiência delegação da JMJ Lisboa 2023

Delegação de voluntários, empresas, clero e entidades públicas envolvidos na Jornada Mundial da Juventude que decorreu, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, é recebida em audiência pelo Papa Francisco, em Roma, no dia 30 de novembro.

Papa Francisco recebe em audiência delegação da JMJ Lisboa 2023
Papa Francisco recebe em audiência delegação da JMJ Lisboa 2023. Foto: Rosa Pinto

Uma grande delegação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 será recebida pelo Papa Francisco, no próximo dia 30 de novembro. Da delegação fazem parte envolve várias centenas de pessoas, entre voluntários, parceiros empresariais e responsáveis da Igreja e das entidades públicas que ajudaram a construir aquela que o próprio Papa classificou como “a mais bem organizada” Jornada Mundial da Juventude de sempre.

A audiência irá decorrer no Palácio Apostólico, em Roma, e está marcada para as 10 horas. O encontro com o Santo Padre tem como objetivo agradecer a magnífica oportunidade de juntar culturas e povos na vontade de construir um mundo de paz, de fraternidade e de esperança.

Do programa da visita a Roma faz parte a celebração de uma missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, atribuída pela Santa Sé ao cardeal D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa e um dos membros da delegação que vai a Roma. No final da visita haverá uma celebração idêntica, na Igreja de Santo António de Pádua, em Roma, a igreja que foi concedida a D. Américo Aguiar pelo Papa Francisco, na altura da sua criação como cardeal.

A delegação fará uma visita a Assis, com passagem pela Igreja de Santa Maria Maior onde está sepultado o beato Carlo Acutis. Esta visita serve para homenagear um dos patronos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, que se realizou em Lisboa no passado mês de agosto.

PROGRAMA:

29 de novembro

  • 18h00 Missa na Igreja de Santo António dos Portugueses e lançamento da viagem;

30 de novembro

  • 10h00 Audiência com o Papa Francisco
  • Encontro Rise Up seguido de Missa (em local e hora a confirmar pela organização da delegação)

1 de dezembro

  • 17h00 Missa na Basílica de S. Francisco de Assis

2 de dezembro

  • 12h00 Missa junto do Beato Carlo Acutis na Igreja de Santa Maria Maior em Assis

3 de dezembro

  • 10h00 Missa na Basílica de Santo António de Pádua na Via Merulana