Papa Francisco servido de vinho do Porto e refeição de chef português a bordo da TAP

Ao Papa Francisco e comitiva, no regresso a Roma, no Airbus A321 da TAP, foi servida refeição com menu preparado pelo chef Vítor Sobral e vinho Porto Graham’s Single Harvest 1974, da família Symington.

Papa Francisco servido de vinho do Porto e refeição de chef português a bordo da TAP
Papa Francisco servido de vinho do Porto e refeição de chef português a bordo da TAP. Foto: Rosa Pinto

Depois de cinco dias em Portugal, onde participou, como peregrino, na Jornada Mundiais da Juventude Lisboa 2023, o Papa Francisco pôde continuar a saborear o que de melhor se produz em Portugal em toda a refeição.

O Porto Tawny Graham’s Single Harvest 1974 foi a sugestão da família Symington para complementar um menu preparado pelo chef Vítor Sobral, a bordo do Airbus A321 da TAP. O Sumo Pontífice e a sua comitiva puderam neste regresso a Roma degustar um vinho que apresenta uma vasta gama de aromas, sultanas, conservas de marmelo e uma combinação de notas subtis de caramelo, baunilha e gengibre.

A escolha do vinho é revestida de simbolismo, pois além de a Graham’s ser a marca de vinho do Porto premium da Symington Family Estates, e portanto ideal para honrar o prestígio da ocasião, 1974 é uma data significativa – talvez a mais significativa – da história contemporânea de Portugal. Nesse ano, a instabilidade política, social e económica no país preocupou os produtores de vinho, que enfrentaram a colheita com inquietação. Foi em vão. Em outubro de 1974, Michael Symington relatou, nas suas notas de vindima: “Aqui tudo tem sido muito pacífico. A colheita global do vinho do Porto de 1974 deve revelar-se uma das melhores em muitos anos”.

Johnny Symington, presidente do grupo Symington Family Estates, referiu: “É, para nós, uma honra e um privilégio que o Porto Tawny Graham’s Single Harvest 1974 tenha sido servido a Sua Santidade, o Papa. É um vinho que, para além de personificar o significado e importância da ocasião, reflete a receção calorosa dos portugueses durante a semana da Jornada Mundiais da Juventude. Sentimos uma grande alegria pelo Papa Francisco ter experienciado o melhor da hospitalidade portuguesa, incluindo a celebração da orgulhosa herança vinícola de Portugal”.

Esta não é a primeira vez que o vinho do Porto da Graham’s chega às mãos do Papa Francisco. Na última visita a Portugal, em 2017, foi enviado, ao Sumo Pontífice, o Graham’s 30 Anos Tawny, um testemunho do estágio prolongado em cascos de madeira, da perícia dos tanoeiros e da qualidade e prestígio do vinho português.