Papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda

Papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda
Papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda. Foto: Rosa Pinto

O Vaticano relatou em nota de imprensa que “hoje, o Santo Padre sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causada por uma acumulação significativa de muco endobrônquico e consequente broncospasmo.”

No Hospital Gemelli, em Roma, os médicos submeteram o Papa Francisco a duas broncoscopias, com necessidade de remoção de grandes secreções, e “à tarde, foi reiniciada a ventilação mecânica não invasiva”.

O Vaticano referiu que o Papa Francisco “manteve-se alerta, orientado e cooperante em todos os momentos.” No entanto, “ o prognóstico continua reservado.”

Sobre os resultados de análise ao sangue, a nota do Vaticano refere que os valores “não sofreram alterações e sugerem que não tem leucocitose (uma elevada contagem de glóbulos brancos) ”.

E por isso, as análises sugerem “que não há nenhuma nova infeção e que a acumulação de muco é meramente a consequência da pneumonia preexistente do Papa. A causa dos dois ataques de hoje foi a reação dos brônquios, que tentaram expelir o muco acumulado para eliminar as bactérias.”