Parlamento Europeu manifesta apoio a possíveis contramedidas às tarifas dos EUA

Parlamento Europeu manifesta apoio a possíveis contramedidas às tarifas dos EUA
Parlamento Europeu manifesta apoio a possíveis contramedidas às tarifas dos EUA. Foto: © UE

O presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, Bernd Lange, referiu que as tarifas injustificadas dos EUA sobre automóveis e peças de automóveis, bem como todas as outras tarifas anunciadas após a decisão sobre as impostas ao aço e o alumínio da União Europeia (UE), não devem ficar sem resposta.

O eurodeputado Bernd Lange afirmou que “é lógico que a UE continue a trabalhar num conjunto considerável de contramedidas para criar os incentivos certos para as negociações e para se preparar para o caso de as negociações fracassarem.”

“Apoio também firmemente a intenção da Comissão de iniciar um processo na OMC. A UE deve proteger e defender o sistema multilateral de comércio. A força não faz a justiça na política comercial. A Comissão está a aproveitar todas as oportunidades para encontrar uma solução negociada que seja benéfica para ambas as partes. Deve continuar a fazê-lo. Se for alcançado um acordo vinculativo entre a UE e os EUA, o Parlamento Europeu só dará o seu consentimento se for no melhor interesse da União, dos seus trabalhadores, das suas empresas e dos seus consumidores”, concluiu Bernd Lange.