Parlamento Europeu valida João Leão para o Tribunal de Contas Europeu

João Leão, ex. ministro das finanças, recebeu aprovação do Parlamento Europeu para integrar o Tribunal de Contas Europeu.

Parlamento Europeu valida João Leão para o Tribunal de Contas Europeu
Parlamento Europeu valida João Leão para o Tribunal de Contas Europeu. Foto: DR

O Parlamento Europeu aprova candidatura de João Leão, nomeado por Portugal para o Tribunal de Contas Europeu. Também o candidato da Suécia, Hans Lindblad, foi validado pelos eurodeputados. Os dois candidatos tinham sido questionados e validados pela Comissão do Controlo Orçamental do parlamento europeu, em audições a 29 de novembro.

O candidato português João Leão foi apoiado, por 328 votos a favor, 67 contra e 198 abstenções, enquanto o candidato sueco Hans Lindblad recebeu 498 votos a favor, 15 contra e 74 abstenções.

João Leão

João Leão é professor de Economia e Finanças Públicas e vice-reitor no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Foi ministro das Finanças entre 2020 e 2022, depois de ter exercido funções como secretário de Estado do Orçamento entre 2015 e 2020. João Leão é doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology.

Hans Lindblad

Hans Lindblad é atualmente presidente da Comissão da Produtividade do Governo sueco. Foi diretor-geral do Gabinete Nacional da Dívida da Suécia de 2013 a 2022 e presidente do Grupo de Peritos para a Economia Pública de 2013 a 2020. É doutorado em Economia pela Universidade de Estocolmo.