Parques de estacionamento europeus para camiões são inseguros e insuficientes

Faltam 400 mil parques de estacionamento para camiões na União Europeia e a segurança é a principal preocupação. Assaltos e roubos são frequentes, e 64% das mulheres motoristas de camiões sofreu acidentes de insegurança, sendo o assédio sexual frequente.

Parques de estacionamento europeus para camiões são inseguros e insuficientes
Parques de estacionamento europeus para camiões são inseguros e insuficientes. Foto: © Rosa Pinto

Estudo publicado, hoje, pela Comissão Europeia concluiu que os camiões de mercadorias que circulam na Europa estão sujeitos a assaltos e roubos, e que cerca de 75 % destes incidentes ocorrem quando os camiões se encontram estacionados em parques de estacionamento não seguros.

O estudo apresenta um levantamento pormenorizado das necessidades e localizações de espaços de estacionamento seguros na União Europeia (UE) que estima em 400 mil e apresenta uma série de requisitos mínimos necessários para fornecer informações fiáveis e claras sobre esses espaços a condutores, proprietários de mercadorias e empresas de transporte.

Maioria das mulheres condutoras sofreu problemas de insegurança

A segurança é uma das principais deficiências atuais concluindo o estudo que 64% dos condutores de camião do sexo feminino já sofreram situações inseguras em áreas de estacionamento noturno, sendo o assédio sexual relatado com frequência.

Uma outra das deficiências dos parques é falta de serviços de maior qualidade e instalações separadas para homens e mulheres como sejam as instalações sanitárias.

Falta informação sobre os parques e número de parques

Cerca de 50% dos motoristas procuram informações sobre locais de estacionamento pela internet. 46% dos motoristas gostariam de ter acesso a uma nova aplicação dedicada aos parques de estacionamento e 35% indicaram que necessária uma aplicação com melhor informação. 83% dos motoristas dizem que existe número insuficiente parques de estacionamento na Europa.

Videovigilância dos parques de estacionamento

Para os operadores de transporte é necessário que as áreas de estacionamento ofereçam instalações sanitárias, alimentos e venda de outros bens, vigilância local por guardas ou por videovigilância e proteção por cercas externas em todo o perímetro. Um total de 86% dos operadores de transportes considera que não existem parques suficientes na Europa.

Lugares nos parques de estacionamento

Entre os transportadores 71% indicaram que não há parques de estacionamento suficientes nem fontes de informação para encontrar e reservar lugares de estacionamento disponíveis. Sendo necessários espaços para reserva dedicados e fechados.